USO DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO REALIZADO COM O CONTEÚDO DE SERPENTES

Autores

  • Lais de Souza Bernardes
  • Larissa Palhano
  • Nayara Miranda Lio dos Santos
  • Fernanda de Jesus Costa Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ibirité. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Camila G. Torquetti

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2016.v9i1.a21216

Resumo

As serpentes são animais que apesar de serem importantes sob o ponto de vista ecológico, social e da saúde pública, têm sofrido constantes ataques e perseguições em decorrência do medo e desconhecimento da população. Este trabalho teve como objetivo verificar a eficácia de uma metodologia alternativa no ensino de serpentes para alunos do ensino fundamental de uma Escola Estadual da região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. Foram aplicados dois questionários para verificação do conhecimento, um antes e outro após a intervenção, que consistiu em uma palestra com exposição de serpentes vivas. O pré-questionário evidenciou a presença de equívocos e mitos relacionados às serpentes, e no pós-questionário observou-se uma melhora na compreensão dos assuntos trabalhados. A metodologia alternativa se mostrou eficiente no sentido de despertar a curiosidade dos alunos, bem como alternativa capaz de facilitar a aquisição do conhecimento. Desta forma, pode-se inferir que metodologias alternativas são ferramentas necessárias para o ensino de ciências e cada vez mais os professores devem utilizar estes recursos.

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Biografia do Autor

Fernanda de Jesus Costa, Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ibirité. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Bióloga, Mestre em Ensino de Ciências, Doutoranda em Educação.

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Publicado

2016-05-29

Como Citar

Bernardes, L. de S., Palhano, L., Santos, N. M. L. dos, Costa, F. de J., & Torquetti, C. G. (2016). USO DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO REALIZADO COM O CONTEÚDO DE SERPENTES. Ensino, Saude E Ambiente, 9(1). https://doi.org/10.22409/resa2016.v9i1.a21216

Edição

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