PROBLEMÁTICAS AMBIENTAIS E SOCIAIS EM ESCOLAS ESTADUAIS DE BRAGANÇA/PA: O QUE DIZEM SEUS GESTORES

Autores

  • Maria Liliane Corrêa Farias Universidade Federal do Pará
  • Lilliane Miranda Freitas Universidade Federal do Pará
  • Rafaela Lebrego Araújo Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2015.v8i2.a21200

Resumo

Este trabalho teve como objetivo fazer um diagnóstico das problemáticas ambientais e sociais das escolas públicas estaduais da zona urbana do município de Bragança-Pará, para analisar como estas podem influenciar na aprendizagem e na saúde dos discentes. Para alcançar tal objetivo, foram realizadas entrevistas estruturadas através da aplicação de questionários com os gestores de 14 escolas estaduais da região urbana do município. Foi analisado o ambiente escolar e seu entorno, onde foram consideradas a presença ou ausência de hortas, a paisagem escolar e as problemáticas ambientais e sociais encontrados nas escolas estudadas. Os dados foram analisados quantitativa e qualitativamente. Os resultados mostraram que a maioria das escolas possui uma paisagem construída com poucos espaços verdes e somente 3 delas apresentavam hortas e 4 delas um espaço arborizado; quanto às problemáticas ambientais e sociais, observou-se que lixo e o uso/venda de drogas são, respectivamente, os grandes problemas enfrentados nas escolas estaduais no município de Bragança-Pará

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Biografia do Autor

Maria Liliane Corrêa Farias, Universidade Federal do Pará

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará.

Lilliane Miranda Freitas, Universidade Federal do Pará

Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará. Mestre e doutoranda em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas do Instituto de Educação Matemática e Científica - IEMCI/UFPA. Professora Assistente na Faculdade de Ciências Biológicas do Instituto de Estudos Costeiros - IECOS, Campus Universitário de Bragança - Universidade Federal do Pará.

Rafaela Lebrego Araújo, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (2005) e mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2008). Atualmente é professora, classe assistente, nível 1 da Universidade Federal do Pará, professora efetiva do Instituto de Estudos Costeiros (IECOS), campus de Bragança - PA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ciências, memórias, educação, formação de professores e saberes ambientais.

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Publicado

2015-09-03

Como Citar

Farias, M. L. C., Freitas, L. M., & Araújo, R. L. (2015). PROBLEMÁTICAS AMBIENTAIS E SOCIAIS EM ESCOLAS ESTADUAIS DE BRAGANÇA/PA: O QUE DIZEM SEUS GESTORES. Ensino, Saude E Ambiente, 8(2). https://doi.org/10.22409/resa2015.v8i2.a21200

Edição

Seção

Artigos