ESTUDO DA MICROBIOLOGIA E SUA RELAÇÃO NO COTIDIANO DO ALUNO A PARTIR DA TEMÁTICA SAÚDE

Autores

  • Adrieli Gorlin Toledo Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Kelly Mayara Poersch Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Jessica Engel do Nascimento Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Bárbara Grace Tobaldini de Lima Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2015.v8i2.a21206

Resumo

A microbiologia é uma ciência que estuda organismos microscópicos, ou seja, seres unicelulares e invisíveis a olho nu, e sua relevância para a vida no planeta (MADIGAN et al., 2010). No entanto, muitas vezes, a sociedade destaca somente o potencial patogênico desses microrganismos. Daí, a importância da escola como instituição de ensino promotora de mudanças conceituais, trabalhar a microbiologia em todos os seus aspectos, salientando seu papel dentro da temática saúde. Diante disso, este trabalho teve como objetivo construir um elo entre a microbiologia e a saúde, com intuito de posicionar o aluno frente às questões corriqueiras presentes no cotidiano do mesmo. Para desenvolvimento deste trabalho utilizou-se a metodologia dos momentos pedagógicos propostos por Delizoicov e Angotti (2000). Os resultados da pesquisa demonstram que a utilização das atividades práticas foi um fator positivo para o trabalho com a microbiologia, pois os alunos conseguiram entender efetivamente o papel dos microrganismos em seu cotidiano. Conclui-se ainda que a utilização de temáticas como “saúde” possibilitam um trabalho interdisciplinar em sala, ao mesmo tempo em que permitem ao aluno a tomada de decisão frente as atitudes diárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adrieli Gorlin Toledo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Graduanda de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Membro do Programa Institucional de Iniciação à Docência – Subprojeto Biologia (PIBID). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências e Biologia (GECIBIO). Membro do grupo de pesquisa em Monitoramento e preservação de ecossistemas. Membro do grupo de pesquisa em Toxicologia Celular.

Kelly Mayara Poersch, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Graduanda de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Membro do Programa Institucional de Iniciação à Docência – Subprojeto Biologia (PIBID). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências e Biologia (GECIBIO).

Jessica Engel do Nascimento, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Graduanda de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Membro do Programa Institucional de Iniciação à Docência – Subprojeto Biologia (PIBID).

Bárbara Grace Tobaldini de Lima, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Docente da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), na área de Ensino de Ciências e Biologia, no Campus Realeza – Paraná. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências e Biologia (GECIBIO) e do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências Naturais (GPECieN).

Downloads

Publicado

2015-09-03

Como Citar

Gorlin Toledo, A., Mayara Poersch, K., Engel do Nascimento, J., & Grace Tobaldini de Lima, B. (2015). ESTUDO DA MICROBIOLOGIA E SUA RELAÇÃO NO COTIDIANO DO ALUNO A PARTIR DA TEMÁTICA SAÚDE. Ensino, Saude E Ambiente, 8(2). https://doi.org/10.22409/resa2015.v8i2.a21206

Edição

Seção

Artigos