ENSINO DE FÍSICA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: EXEMPLO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A ABORDAGEM DE CONCEITOS DA ELETRODINÂMICA

Autores

  • LUCIA DA CRUZ DE ALMEIDA UFF
  • CAROLINA TEREZA DE ARAÚJO XAVIER UFF
  • KARLA SILENE DE ARAÚJO MARINHO UFF - COLÉGIO UNIVERSITÁRIO

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2012.v5i2.a21058

Resumo

A política educacional brasileira relativa à inclusão tem alcançado o objetivo de garantir o acesso e permanência dos alunos com necessidades educacionais especiais na rede
regular de ensino. Porém, não assegura a realização desta de maneira eficaz. Geralmente, os professores demonstram despreparo, formando a principal barreira para uma educação de qualidade para todos. Assim, torna-se necessário o desenvolvimento do fazer e pensar inclusivo dos docentes em formação inicial e continuada, para que a partir de um novo olhar sobre as metodologias e recursos didáticos saibam adequá-los às novas demandas. Nessa perspectiva vem-se produzindo materiais didáticos para o ensino de Física que levam em consideração as percepções multissensoriais. Neste
trabalho apresenta-se uma sequência de sugestão didática para ensino de conceitos eletrodinâmicos, com ênfase na contextualização, aplicabilidade e uso de experimentos,
como forma de facilitar o processo de ensino e viabilizar a aprendizagem de todos para além do contexto escolar.
Palavras-chave: Educação Inclusiva, Ensino de Física, Eletrodinâmica

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Publicado

2012-08-30

Como Citar

ALMEIDA, L. D. C. D., XAVIER, C. T. D. A., & MARINHO, K. S. D. A. (2012). ENSINO DE FÍSICA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: EXEMPLO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A ABORDAGEM DE CONCEITOS DA ELETRODINÂMICA. Ensino, Saúde E Ambiente, 5(2). https://doi.org/10.22409/resa2012.v5i2.a21058

Edição

Seção

Artigos