OS SENTIDOS DE “CONFLITO AMBIENTAL” NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ANÁLISE DOS PERIÓDICOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • ANGÉLICA COSENZA UFJF/NUTES-UFRJ
  • ISABEL MARTINS NUTES-UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2012.v5i2.a21068

Resumo

Neste estudo, apresentamos um levantamento quantitativo, seguido de uma discussão qualitativa acerca dos diferentes sentidos associados à temática “conflitos ambientais” contidos nas publicações selecionadas de periódicos de pesquisas nacionais, e internacionais do campo da educação ambiental, até o ano de 2011. Nosso objetivo foi o de compreender os sentidos empregados aos conflitos ambientais na produção científica sobre educação ambiental e refletir sobre as contribuições que esta abordagem lança - ou pode lançar - ao campo da educação ambiental. Utilizamos neste estudo, referenciais metodológicos decorrentes dos pressupostos da revisão narrativa e etnográfica de dados.
Os resultados apontam para uma produção ainda incipiente da interface pesquisada nos periódicos analisados. Contudo, referências à justiça e conflito ambientais no âmbito da
EA vêm sendo mobilizadas no sentido de rever concepções e práticas tradicionais de EA postas a serviço da alienação e desigualdade socioambiental.
Palavras-chave: conflito ambiental, educação ambiental, revisão narrativa

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Publicado

2012-08-30

Como Citar

COSENZA, A., & MARTINS, I. (2012). OS SENTIDOS DE “CONFLITO AMBIENTAL” NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ANÁLISE DOS PERIÓDICOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Ensino, Saúde E Ambiente, 5(2). https://doi.org/10.22409/resa2012.v5i2.a21068

Edição

Seção

Artigos