COMO ENSINAR TEORIAS COGNITIVAS NUM CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – UMA EXPERIÊNCIA COM MESTRANDOS
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2011.v4i2.a21090Resumo
Este artigo relata uma experiência realizada com alunos do curso de Mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Severino Sombra, Vassouras, Rio de Janeiro. A experiência é parte de uma sequência de atividades mais ampla utilizada para investigar por que e como teorias cognitivas devem ser abordadas nesse nível de ensino. Descrevemos a reflexão estabelecida com os alunos sobre as principais ideias da Teoria dos Campos Conceituais com base na análise das soluções que eles apresentaram para um problema matemático que envolve o conceito de função afim.Partimos do princípio de que o estudo das teorias cognitivas na formação inicial ou continuada do professor só faz sentido se favorecer a compreensão do processo de aprendizagem da Matemática. Concluímos que a metacognição, isto é, o esforço para compreender o próprio processo de aprendizagem e o resgate de suas experiências como professores contribuíram significativamente para que os alunos se apropriassem das
teorias.
Palavras-chave: teorias cognitivas, aprendizagem matemática, mestrado profissional, teoria dos campos conceituais.
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