ABANDONO DA NARRATIVA, ENSINO CENTRADO NO ALUNO E APRENDER A APRENDER CRITICAMENTE

Autores

  • MARCO ANTONIO MOREIRA UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2011.v4i1.a21094

Resumo


Neste trabalho proponho o abandono da narrativa como modelo clássico de ensino e argumento em favor de um ensino centrado no aluno, com participação ativa do aluno
em atividades colaborativas, voltado para o aprender a aprender e para a aprendizagem significativa crítica. Além de minha larga experiência como professor e autor (2004,
2005), o texto reflete principalmente as obras de Postman e Weingartner (1969), Carl Rogers (1969), D.B. Gowin (1981) e Don Finkel (2008). Não são propostas nem argumentos novos, mas podem servir de motivação aos que queiram, e possam, fazer mudanças no ensino.
Palavras-chave: abandono da narrativa, ensino centrado no aluno, aprender a aprender, aprendizagem significativa crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-04-30

Como Citar

MOREIRA, M. A. (2011). ABANDONO DA NARRATIVA, ENSINO CENTRADO NO ALUNO E APRENDER A APRENDER CRITICAMENTE. Ensino, Saúde E Ambiente, 4(1). https://doi.org/10.22409/resa2011.v4i1.a21094

Edição

Seção

Artigos