CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE ECOSSISTEMAS DE MANGUEZAL: O CASO DE UM COLÉGIO PÚBLICO DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • ALEXANDRE CUNHA VAIRO NUTES-UFRJ
  • LUIZ AUGUSTO REZENDE FILHO NUTES-UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2010.v3i2.a21108

Resumo

Esta pesquisa, de caráter exploratório, tem como objetivo principal levantar e analisar as concepções de alunos do ensino fundamental de um colégio público estadual (localizado
na cidade de Maricá) sobre o ecossistema de manguezal. Por se tratar de um ambiente que sofre grande influência de ações antrópicas, pode fornecer elementos para abordagem do tema Meio Ambiente, conteúdo obrigatório na disciplina de ciências e
tema transversal nos PCN. As concepções dos alunos sobre o ecossistema foram levantadas por meio de um questionário semi-estruturado e estes analisados qualiquantitativamente.
Os resultados apontam que os alunos demonstraram ter um
conhecimento parcialmente satisfatório a insatisfatório sobre manguezal, o que faz com que grande parte deles não conheça a importância do manguezal. Os dados deste
trabalho podem ser utilizados para orientar futuras intervenções educativas e trabalhos de educação ambiental neste colégio.
Palavras-chave: Educação em ciências, educação ambiental, ensino fundamental, manguezal, concepções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-08-30

Como Citar

VAIRO, A. C., & REZENDE FILHO, L. A. (2010). CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE ECOSSISTEMAS DE MANGUEZAL: O CASO DE UM COLÉGIO PÚBLICO DO RIO DE JANEIRO. Ensino, Saúde E Ambiente, 3(2). https://doi.org/10.22409/resa2010.v3i2.a21108

Edição

Seção

Artigos