UNIDADE DIALÉTICA NO FAZER DOCENTE - AÇÃO E REFLEXÃO –REGISTROS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS

Autores

  • Valéria da Silva Lima IFRJ(INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO)
  • Maylta dos Anjos Brandão

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2016.v9i3.a21230

Resumo

O Ensino de Ciências se constitui numa prioridade para os anos iniciais do Ensino Fundamental, na medida em que pode promover, a partir da mediação docente, conhecimentos e habilidades que contribuirão para a aquisição de conceitos científicos, formação da cidadania, análise crítica da realidade, permitindo escolhas e tomadas de decisão numa concepção dialética de mundo, onde os atores sociais produzem saberes. Diante disso, este artigo teve o objetivo de analisar e registrar orientações pedagógicas na primeira fase da Educação Básica, a fim de contribuir para a efetivação do Ensino de Ciências Naturais, tendo em vista uma experiência de campo, com observação participante, numa escola municipal de Barra Mansa. Tal pesquisa possibilitou, mediante o exercício da práxis pedagógica, ao trabalhar com conceitos da ciência utilizando como aporte a música e a poesia para a construção do pensamento científico, o olhar investigativo, a reflexão crítica da natureza, da vida, da sociedade e da tecnologia, para sujeitos alunos na tenra idade.Palavras-chave: Práxis Pedagógica, Ensino de Ciências, Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria da Silva Lima, IFRJ(INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO)

Graduação em Pedagogia(UNIRIO)

Especialização em Contação de Histórias no Imaginário Social-UFRRJ

Especilação em Deficiência Auditiva(Surdez)-UNIRIO

Mestranda no Ensino de Ciências –IFRJ campus Nilópolis

Downloads

Publicado

2016-12-13

Como Citar

Lima, V. da S., & dos Anjos Brandão, M. (2016). UNIDADE DIALÉTICA NO FAZER DOCENTE - AÇÃO E REFLEXÃO –REGISTROS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS. Ensino, Saúde E Ambiente, 9(3). https://doi.org/10.22409/resa2016.v9i3.a21230

Edição

Seção

Artigos