O que nos Mostram Publicações de Educação em Saúde com Foco no Adolescente?: um Estado da Arte em uma Base Bibliográfica Latino Americana

Autores

  • Julio Cesar Bresolin Marinho Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus Uruguaiana
  • João Alberto da Silva Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2017.v10i1.a21252

Resumo

O objetivo deste artigo é mapear as temáticas de Educação em Saúde (ES) privilegiadas nas pesquisas publicadas em revistas científicas, disponíveis na SciELO, que enfoquem seus olhares para o público adolescente, bem como as metodologias utilizadas. Realizou-se uma pesquisa qualitativa do tipo Estado da Arte que se estruturou através de busca no SciELO utilizando os descritores “educação em saúde” e “adolescente”. Elencamos a técnica da Análise de Conteúdo para organizar a temática dos artigos em duas categorias “identificar e avaliar conhecimentos sobre a saúde dos adolescentes” e “ações educativas de saúde”. Em relação as metodologias, evidenciamos que em ambas as categorias está ausente classificações relacionadas à forma de abordagem do problema e aos fins da pesquisa. Já os instrumentos foram descritos em todos os artigos, tendo destaque entrevistas e questionários.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2017-05-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O que nos Mostram Publicações de Educação em Saúde com Foco no Adolescente?: um Estado da Arte em uma Base Bibliográfica Latino Americana. (2017). Ensino, Saúde E Ambiente, 10(1). https://doi.org/10.22409/resa2017.v10i1.a21252