ENSINO DE ZOOLOGIA NAS AULAS DE CIÊNCIAS A PARTIR DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA

Autores

  • Mariane Soares da Silva
  • Samuel Costa IFSC

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2018.v11i1.a21279

Resumo

Zoologia é uma temática muito importante no ensino de Ciências, que muitas vezes se apoia em memorização. O desenvolvimento de estratégias diferenciadas em relação ao ensino zoologia, visando o processo de ensino-aprendizagem sobre este tema, foi contemplado sob a luz dos referenciais da Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica. Portanto, o objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de atividade didática diferenciada aplicada ao ensino crítico de zoologia durante as aulas de Ciências. A investigação foi realizada em uma escola pública localizada no município de Araranguá/SC, envolvendo 23 alunos, integrantes de uma turma regular de 7º ano do ensino fundamental. Os dados foram coletados ao longo de todo o processo, com a utilização dos seguintes métodos: i) observação participante, ii) coleta do material produzido pelos alunos; iii) aplicação de questionário. Esta é uma estratégia de ensino que favorece um estreitamento entre a realidade dos alunos e os conceitos científicos, oportuniza a discussão e a formulação de hipóteses, justifica os fenômenos estudados, além de mostrar o papel do professor como orientador e estimulador na aquisição do conhecimento pretendido e de outros conceitos envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-06-25

Como Citar

da Silva, M. S., & Costa, S. (2018). ENSINO DE ZOOLOGIA NAS AULAS DE CIÊNCIAS A PARTIR DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA. Ensino, Saúde E Ambiente, 11(1). https://doi.org/10.22409/resa2018.v11i1.a21279

Edição

Seção

Artigos