PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR ACERCA DA BIOSSEGURANÇA
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2018.v11i3.a21514Resumo
A biossegurança caracteriza-se pelo conjunto de normas que visam a prevenção e minimização de riscos inerentes às práticas de ensino, pesquisa e prestação de serviços nos laboratórios de saúde. Diariamente os usuários destes laboratórios estão sujeitos à exposição aos riscos físicos, biológicos, químicos ou ergonômicos. Nos laboratórios de instituições de ensino os parâmetros de segurança tendem a ser pouco observados em função da alta rotatividade de pessoas nestes locais. Com o objetivo de descrever o conhecimento de alunos dos cursos de Biomedicina e Engenharia Ambiental, realizou-se um estudo de caso de cunho descritivo e qualitativo. Os dados foram coletados no ano de 2015, com 75 alunos da Faculdade Presidente Antônio Carlos, na cidade de Leopoldina, estado de Minas Gerais. Utilizou-se um questionário semi-estruturado e os resultados das questões dissertativas foram analisadas utilizando-se o método da Análise de Conteúdo. Os resultados mostraram que os equipamentos de proteção individual e coletiva são destacados pelos alunos e que o papel do docente nos laboratórios é de extrema importância para um ambiente mais seguro. Conclui-se que as práticas de segurança nestes laboratórios são maximizadas em razão ao conhecimento e preparo de todos que utilizam estes locais.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.