CONHECIMENTOS, VALORES E PRÁTICAS SOCIAIS REFERENTES À SEXUALIDADE: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGAS
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i1.a21607Resumo
O curso de Pedagogia é responsável por formar profissionais que, entre outras atuações possíveis, desempenharão papéis didáticos, pedagógicos e psicopedagógicos em diversos espaços educacionais. Abordar, no contexto escolar, sexualidade, com suas derivações biológicas e sociais, representa um desafio importante para esses educadores, tendo em vista as complexas relações e intervenções exigidas a partir da temática, as quais são relevantes para a formação integral dos indivíduos desde a infância. Assim, investigamos um grupo de treze pedagogas em formação inicial de uma instituição privada, localizada na região central do RS, Brasil, quanto às manifestações de conhecimentos (K), valores (V) e práticas sociais (P) (CLÉMENT, 2006),em relação à temática da sexualidade, materializadas após uma disciplina voltada ao assunto. Entre os resultados, analisados à luz da análise de conteúdo (BARDIN, 2011),destacamos uma incipiente utilização dos K por parte das estudantes quando questionadas sobre como agiriam no ambiente escolar, embasando suas ações, principalmente, em seus V. Ainda, encontramos V que suscitam certo grau de estigmatização das pessoas portadoras de HIV, bem como algumas manifestações de estereotipação de gênero, ao procurarem aconselhar que as meninas protejam-se contra gravidez e doenças sexualmente transmissíveis, abstendo os meninos do compartilhamento dessa responsabilidade. A partir dos resultados, consideramos ser essencial desenvolver estratégias na formação de pedagogos para a efetivação de uma aprendizagem conceitual que possa melhor balizar as práticas sociais desses profissionais, além de promover reflexões acerca, e possíveis alterações, dos valores que sustentam suas ações em relação à sexualidade.Downloads
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