O ENSINO DE GENÉTICA EM ESCOLAS NO NORDESTE BRASILEIRO: UMA ANÁLISE DOCENTE

Autores

  • Claudiana Silva Pereira
  • Tony César de Sousa Oliveira
  • Thales Eduardo Galdino Andrade
  • Thalyta Tâmara Duarte de Moura Reis
  • Cleiton Silva Pereira
  • Sérgio Emílio dos Santos Valente

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2019.v12i1.a21639

Resumo

A realidade do trabalho docente é marcada por uma série de desafios, como a superação de limitações metodológicas, de conceitos e paradigmas de formação. Sendo assim, neste trabalho, buscou-se conhecer as principais dificuldades enfrentadas e as metodologias utilizadas por uma amostra de professores da rede pública estadual da cidade Teresina-PI, com ênfase ao ensino de Genética. Analisou-se, por meio de entrevistas aos docentes, doze escolas, sendo um professor por escola. Observou-se que o livro didático é o recurso mais utilizado por esses profissionais, que há uma grande carência de atividades práticas de qualidade e que há recursos didáticos pouco explorados. Os professores passaram a trabalhar os conteúdos de Genética clássica em uma maior consonância com os da Biologia Molecular. Há um déficit de formação continuada para os docentes e de incentivo ao trabalho docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-05-16

Como Citar

Pereira, C. S., de Sousa Oliveira, T. C., Galdino Andrade, T. E., Duarte de Moura Reis, T. T., Pereira, C. S., & dos Santos Valente, S. E. (2019). O ENSINO DE GENÉTICA EM ESCOLAS NO NORDESTE BRASILEIRO: UMA ANÁLISE DOCENTE. Ensino, Saúde E Ambiente, 12(1). https://doi.org/10.22409/resa2019.v12i1.a21639

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)