SANEAMENTO AMBIENTAL COMO TEMA PARA ABORDAGEM DE CONCEITOS QUÍMICOS

Autores

  • Maria Cecília dos Santos Vieira
  • Lenise Aparecida Martins Garcia

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i1.a21641

Resumo

As instituições de ensino são convidadas a refletir sobre as demandas sociais e discussões relacionadas ao ambiente e saúde, que estão sendo inseridas nesses espaços como temas promotores de diálogo. O saneamento ambiental caracteriza-se fundamentalmente como questão de saúde pública e isso o torna um tema de relevância social, que merece destaque no âmbito do ensino básico. Considerando que o tema possui o potencial de promover discussões contextualizadas, o presente artigo tem como objetivo apresentar a análise de uma proposta desenvolvida em uma escola pública localizada em Aparecida de Goiânia-Goiás, que envolveu a abordagem de conceitos químicos por meio do tema saneamento ambiental. Com o intuito de contribuir para a inserção do tema no ensino de química são apresentadas possibilidades de aulas temáticas baseadas na formação de uma consciência crítica e participativa dos estudantes frente às situações da contemporaneidade. A abordagem proporcionou a compreensão de conceitos e processos químicos envolvidos nos serviços relacionados ao saneamento ambiental como no tratamento de água e/ou esgoto, manejo e destinação final de resíduos sólidos. Possibilitou também o entendimento sobre a importância do saneamento e a atual situação tanto na esfera local quanto global, principalmente quando foram abordados o histórico, as ações e as consequências provocadas pela falta de saneamento no Brasil. Conclui-se que a inserção do tema pode contribuir para o reconhecimento da função social da química bem como à atribuição de significados no estudo de seus conceitos pela apresentação de aplicações na tecnologia e implicações socioambientais.

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Publicado

2020-05-26

Como Citar

Vieira, M. C. dos S., & Martins Garcia, L. A. (2020). SANEAMENTO AMBIENTAL COMO TEMA PARA ABORDAGEM DE CONCEITOS QUÍMICOS. Ensino, Saude E Ambiente, 13(1). https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i1.a21641

Edição

Seção

Artigos