INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO SURDO NA PERCEPÇÃO DO INTÉRPRETE DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS EM SALAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i2.a28251Resumo
Nosso objetivo primordial neste trabalho foi investigar como os Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) compreendem sua ação profissional na inclusão do surdo no contexto de aulas de Ciências e Biologia. Contudo, investigamos também o cumprimento do Decreto n. 5.626/2005, que trata da obrigatoriedade da inserção deste profissional nas escolas, em duas diferentes cidades do interior paulista. Trata-se de uma Pesquisa Qualitativa em Educação na qual realizamos entrevistas semiestruturadas, análise documental e realizamos visitas a unidades escolares. Nossos resultados evidenciaram que em apenas uma das cidades existe a aplicação da Lei supra. Nesta, há apenas três escolas de Ensino Fundamental II e Ensino Médio que efetivamente recebem alunos surdos. As intérpretes participantes atuam nas escolas exclusivamente de acordo com a demanda de alunos surdos e não compreendem sua ação educativa nas aulas de ciências como atividade de ensino.
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