CONTEXTUALIZANDO AQUECIMENTO GLOBAL E SUAS CONSEQUÊNCIAS LUDICAMENTE: ALGUMAS PERCEPÇÕES DE DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Elienae Genésia Corrêa Pereira Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • ALexandre de Gusmão Pedrini Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
  • Helena Amaral da Fontoura

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2019.v12i2.a28584

Resumo

O presente trabalho apresenta os resultados iniciais de um estudo em andamento que analisa e discute, em um contexto de Educação Ambiental (EA) com enfoque crítico, as ações antrópicas e naturais que afetam o fenômeno aquecimento global e suas consequências nos ecossistemas e na vida humana, além de atuar no processo de formação continuada de docentes das séries iniciais do ensino fundamental, envolvendo também os seus alunos. O instrumento metodológico usado nesta etapa inicial foi uma atividade de resposta imediata, onde os professores puderam expor suas percepções e concepções latentes, relacionadas ao aquecimento global e ao papel da comunidade escolar em uma perspectiva de EA. Os resultados indicam que o grupo estudado tem conhecimento superficial sobre o tema central do estudo e uma visão ainda conservadora da EA, além de se perceberem despreparados para atuarem dentro desse enfoque. Foi constatado que os participantes compreendem a importância de discutir as questões ambientais na escola, buscando por novos saberes e metodologias para, assim, incluí-las em suas práticas pedagógicas e também desenvolverem ações de EA.

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Biografia do Autor

Elienae Genésia Corrêa Pereira, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduada em Ciências Biológicas e Pedagogia, com Mestrado e Doutorado em Ciências no Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz. Atualmente realizando o Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em EDUCAÇÃO – Processos formativos e desigualdades sociaisna Faculdade da Falculdade de Formaão de Professores da UERJ.

ALexandre de Gusmão Pedrini, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Graduação em Ciências Biológicas (Universidade Santa Úrsula), mestrado e doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980/1999). Professor associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e credenciado no Mestrado em Formação Científica para Professores de Biologia do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho/UFRJ.

Linhas de pesquisa: Área de Botânica, com ênfase em Taxonomia da Flora Bentônica Marinha e Estuarina, e Educação Ambiental Freiriana (Mudanças Climáticas, Políticas Públicas, Metodologia e Ecoturismo).

Helena Amaral da Fontoura

Graduada em Pedagogia (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), Graduate Diploma em Educational Psychology (University of Alberta, Canada), Mestre em Educação (Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 1993), Doutora em Ciência (ENSP/FIOCRUZ, 1997), Pós Doutora em Educação na Universidade de Barcelona (2007), Pós Doutora em Educação Universidade Federal de Mato Grosso (2017). Professora Titular do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da UERJ e docente do Programa de Pós Graduação em Ensino em Biociências e Saúde (EBS) Fiocruz.

Linhas de pesquisa: Formação de professores (inserção profissional docente, estágio supervisionado, estudo de egressos), processos e práticas pedagógicas e pesquisa qualitativa

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Publicado

2019-09-19

Como Citar

Pereira, E. G. C., Pedrini, A. de G., & Fontoura, H. A. da. (2019). CONTEXTUALIZANDO AQUECIMENTO GLOBAL E SUAS CONSEQUÊNCIAS LUDICAMENTE: ALGUMAS PERCEPÇÕES DE DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. Ensino, Saude E Ambiente, 12(2). https://doi.org/10.22409/resa2019.v12i2.a28584

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