Uma Proposta para o ensino de pilhas em turmas de ensino médio mediada pela aprendizagem baseada em projetos
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i3.a29120Resumo
A presente pesquisa tem por objetivo investigar as potencialidades e dificuldades da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) como metodologia principal para a aprendizagem de conteúdos relativos à eletroquímica de pilhas e baterias, para turmas de Ensino Médio, ancorada na abordagem CTS. O tema centralizador e interdisciplinar escolhido como guia condutor para o desenvolvimento dos projetos pelos estudantes foi a questão ambiental proveniente do descarte inadequado e/ou ineficiente de pilhas e baterias. O trabalho foi orientado e acompanhado a partir de aulas presenciais e do ambiente virtual EDMODO, tendo como resultados maior dinamismo das aulas teóricas, alunos mais participativos, projetos elaborados e implementados por eles, bem como um processo avaliativo mais adequado frente às avaliações tradicionais. Sendo assim, os resultados obtidos indicam que essa metodologia atende às demandas dos professores que buscam a evolução, aos poucos, da forma de ensino estritamente propedêutica, pois desenvolve conteúdos e habilidades de forma indissociável.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.