Ensino e saúde indígena: práticas de autoatenção na gestação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i1.a42402

Palavras-chave:

ensino;, saúde indígena;, autoatenção;, gestação

Resumo

A elaboração de políticas preconizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) junto a populações indígenas indica a necessidade de inserir nos currículos dos cursos da área da saúde uma compreensão sobre os processos de adoecimento e tratamento que são específicas as dinâmicas culturais destes povos. O objetivo do artigo é compreender quais são as práticas de autoatenção utilizadas durante a gestação pelos povos indígenas do Brasil. A revisão bibliográfica integrativa abrangeu publicações nacionais e internacionais de 2010 a 2019, sendo identificados oito textos que compuseram a amostra do estudo. Parte das medidas de saúde na gestação indígena são de autoatenção. As práticas de autoatenção na gestação indígena foram divididas em cinco eixos: dietas alimentares; plantas medicinais; esforço físico; relações sexuais e outras. Os resultados identificaram que os processos de adoecimento e tratamento estão imersos nas dinâmicas culturais dos povos indígenas e se refletem em diferentes práticas de saúde na gestação. O estudo das práticas de autoatenção na gestação indígena pode contribuir para a formação de profissionais da saúde que contemple uma perspectiva interdisciplinar de atuação, assim como a elaboração de políticas públicas que considerem as especificidades culturais dos povos indígenas como requer a legislação brasileira.

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Biografia do Autor

Lucyávila de Carvalho Sousa, Universidade UNICEUMA, São Luís, MA

Possui graduação em Educação Física Licenciatura pela Universidade Ceuma (2021). Graduanda em Educação Física Bacharelado pelo Centro Universitário Faculdade de Tecnologia e Ciências do Norte do Paraná (UNIFATECIE). Durante a graduação, participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do UNICEUMA.

Adriana Sousa Rêgo, Universidade UNICEUMA, São Luís, MA

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de Fortaleza (1991), mestrado em Saúde Materno Infantil pela Universidade Federal do Maranhão (2006) e doutorado em SAÚDE COLETIVA pela Universidade Federal do Maranhão (2014). Atualmente é professor titular da Universidade Ceuma, membro do comitê de autoavaliação da Universidade Ceuma, núcleo docente estruturante da Universidade Ceuma, professor da Universidade Ceuma e professor titular da Universidade Ceuma. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: algias, estimulação elétrica, neurologia, artroplastia do quadril e fisioterapia

Lilia Brito Almeida, Universidade CEUMA, São Luís, MA

Mestranda em Meio Ambiente desde 2020 - UNICEUMA. Pós graduada em Educação em Direitos Humanos - Fateh (2017). Possui graduação em Direito pela Faculdade do Maranhão (2017) e graduação em Pedagogia pela Fateh (2012) e em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (2000). Servidora púbica do Estado do Maranhão no cargo de Inspetora de Polícia Penal I desde 2005. Docente do Ensino Superior em disciplinas de Metodologia da Pesquisa Científica e disciplinas da área jurídica. Palestrou sobre temas da área jurídica e legislação ambiental em fóruns e congressos nacionais.

Maycon Henrique Franzoi de Melo, Universidade UNICEUMA, São Luís, MA

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduação em Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Graduação de Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). No âmbito da graduação atua como professor na Universidade CEUMA. Na Pós-Graduação atua como professor do Mestrado em Meio Ambiente (UNICEUMA) e Mestrado em Direito e Afirmação de Vulneráveis (UNICEUMA). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Geotecnologias no Estudo dos Ecossistemas Maranhenses (UNICEUMA). Pesquisador do Núcleo de Antropologia Audiovisual e Estudos da Imagem (NAVI-UFSC). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Educação Ambiental (UNICEUMA). Editor científico associado da Revista CEUMA Perspectivas (UNICEUMA). Participa de pesquisas nas áreas de Educação, Etnologia Indígena e Meio Ambiente.

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Publicado

2022-07-25

Como Citar

Sousa, L. de C., Rêgo, A. S., Almeida, L. B. ., & Melo, M. H. F. de. (2022). Ensino e saúde indígena: práticas de autoatenção na gestação . Ensino, Saúde E Ambiente, 15(1), 1-17. https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i1.a42402

Edição

Seção

Artigos