Processo de cuidado em nutrição: desenvolvimento de um manual de orientação baseado em Ausubel
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i1.a43074Palavras-chave:
ensino;, aprendizagem;, nutriçãoResumo
O Processo de Cuidado de Nutrição (PCN) é um processo sistematizado, padronizado, que contém quatro etapas para tratar problemas nutricionais e fornecer cuidados efetivos e de qualidade aos indivíduos. A adoção desse processo no Brasil pode afetar a atuação profissional, apoiando a prática baseada em evidências e gerando conhecimento sobre o papel dos nutricionistas nos cuidados em nutrição. O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de elaboração de um manual de orientação sobre o PCN, baseada na Teoria da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel. O desenvolvimento do manual iniciou-se com a análise da bibliografia, que permitiu sintetizar o conhecimento produzido sobre o ensino do PCN. Posteriormente, foi feita a seleção de organizadores prévios (subsunçores) necessários para aprendizagem de novos conteúdos. A sequência do material foi estabelecida obedecendo uma ordem descendente de inclusividade, contribuindo para que o aprendiz possa utilizar um subsunçor relevante para servir de apoio às ideias novas de cada unidade. Até o momento, a principal conclusão é que o manual poderá ser útil no desenvolvimento das habilidades necessárias para a aprendizagem e a aplicação do PCN, mas que isso dependerá da efetiva exploração dos conhecimentos prévios e do nível de prática do aprendiz.
Downloads
Referências
AUSUBEL, David Paul. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, c2003.
AUSUBEL, David Paul; NOVAK, Joseph Donal; HANESIAN, Helen. Psicología educativa: un punto de vista cognoscitivo. 2 ed. México: Trillas, 1983.
BAKER, Sandra D.; COTUGNA, Nancy. Students entering internship show readiness in the nutrition care process. Journal of Human Nutrition and Dietetics, v. 26, n. 5, p. 512-518, 2013. https://doi.org/10.1111/jhn.12107
CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS. Resolução CFN no 600, de 25 de fevereiro de 2018. 2018. Disponível em: http://www.cfn.org.br/wp-content/uploads/resolucoes/Res_600_2018.htm. Acesso em: 10 ago. 2019.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº 5, de 7 de novembro de 2001. Institui diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em nutrição. Diário Oficial da União: seção1, Brasília, DF, p. 39, 9 nov. 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES05.pdf. Acesso em: 15 dez. 2019.
HAKEL-SMITH, Nancy; LEWIS, Nancy M.; ESKRIDGE, Kent M. Orientation to nutrition care process standards improves nutrition care documentation by nutrition practitioners. Journal of the American Dietetic Association, v. 105, n. 10, p. 1582-1589, 2005. https://doi.org/10.1016/j.jada.2005.07.004
HAMMOND, Marian I.; MYERS, Esther F.; TROSTLER, Naomi. Nutrition care process and model: an academic and practice odyssey. Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics, v. 114, n. 12, p. 1879-1894, 2014. https://doi.org/10.1016/j.jand.2014.07.032
KARUPAIAH, Tilakavati et al. Incorporating the Nutrition Care Process model into dietetics internship evaluation: a Malaysian university experience. Nutrition & Dietetics, v. 73, n. 3, p. 283-295, 2016. https://doi.org/10.1111/1747-0080.12265
LACEY, Karen; PRITCHETT, Ellen. Nutrition care process and model: ADA adopts road map to quality care and outcomes management. Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics, v. 103, n. 8, p. 1061-1072, 2003. https://doi.org/10.1016/S0002-8223(03)00971-4
MARTINS, Cristina. Diagnósticos em nutrição: fundamentos e implementação da padronização internacional. Porto Alegre: Artmed, 2016.
MOREIRA, Marco Antonio. Aprendizagem significativa: um conceito subjacente. Aprendizagem Significativa em Revista, v. 1, n. 3, p. 25-46, 2011. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/asr/artigos/Artigo_ID16/v1_n3_a2011.pdf. Acesso em: 10 maio 2022.
MOREIRA, Marco Antonio. Subsídios teóricos para o professor pesquisador em ensino de ciências: comportamentalismo, construtivismo e humanismo. 2 ed. Porto Alegre: 2016. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/~moreira/Subsidios5.pdf. Acesso em: jun. 2020.
MOREIRA, Marco Antonio; MASINI, Elcie Fortes Salzano. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro, 2006.
THE NUTRITION CARE PROCESS (NCP). Disponível em: https://www.ncpro.org/nutrition-care-process. Acesso em: 10 ago. 2019.
PEREIRA, Adilson et al. Atendimento ao paciente com deficiência: proposta de intervenção pedagógica na formação dos profissionais de saúde. In: GUERREIRO, António et al. (Ed.). III Congresso internacional direitos humanos e escola inclusiva: construir a equidade em tempos de mudança. Faro: Escola Superior de Educação e Comunicação – Universidade do Algarve, 2021. p. 326-336. https://doi.org/10.34623/cs4j-cj82
POLITO, Antony Marco Mota; BARCELLOS COELHO, André Luís Miranda de. Uma metodologia geral para a Teoria Ausubeliana e sua aplicação no desenvolvimento de um instrumento de subsunção entre conceitos de música e de Física – Parte 1. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 38, n. 1, p. 325-345, mar. 2021. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e74041
SANDRICK, Karen. Is nutritional diagnosing a critical step in the nutrition care process?. Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics, v. 102, n. 3, p. 427-431, 2002. https://doi.org/10.1016/S0002-8223(02)90101-X
SANTOS, Ariane N. dos; SILVA, Bárbara L. de Oliveira da; AQUINO, Kátia A. da Silva. Uso de um mural virtual para práticas investigativas no ensino de ciências. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 6., 2021, Evento Online. Anais... Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. p. 138-147. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/ctrle/article/view/17558. Acesso em: 8 maio 2022.
SKIPPER, Annlynn; YOUNG, Linda O.; MITCHELL, Beverly E. 2008 accreditation standards for dietetics education. Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics, v. 108, n. 10, p. 1732- 1735, 2008. https://doi.org/10.1016/j.jada.2008.07.004
SOARES, Nadia Tavares; AGUIAR, Adriana Cavalcanti de. Diretrizes curriculares nacionais para os cursos de nutrição: avanços, lacunas, ambiguidades e perspectivas. Revista de Nutrição, v. 23, n. 5, p. 895-905, 2010. https://doi.org/10.1590/S1415-52732010000500019
SPLETT, Patricia; MYERS, Esther F. A proposed model for effective nutrition care. Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics, v. 101, n. 3, p. 357-363, 2001. https://doi.org/10.1016/S0002-8223(01)00093-1
WRITING GROUP OF THE NUTRITION CARE PROCESS/STANDARDIZED LANGUAGE COMMITTEE. Nutrition care process and model part I: the 2008 update. Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics, v. 108, n. 7, p. 1113-1117, 2008b. https://doi.org/10.1016/j.jada.2008.04.027
WRITING GROUP OF THE NUTRITION CARE PROCESS/STANDARDIZED LANGUAGE COMMITTEE. Nutrition care process part II: using the international dietetics and nutrition terminology to document the nutrition care process. Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics, v. 108, n. 8, p. 1291-1293, 2008a. https://doi.org/10.1016/j.jada.2008.06.368
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ensino, Saude e Ambiente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.