Análise de aspectos emergentes da modernidade no contexto escolar: reflexões acerca da poluição sonora e da postura de estudantes em uma realidade local

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i1.a43323

Palavras-chave:

ruído;, postura;, mochila;, escola; , biomecânica

Resumo

Esta pesquisa analisou a poluição sonora no ambiente escolar e a postura de estudantes sem e com mochila escolar no intuito de identificar problemas que afetam o cotidiano de professores e estudantes. O nível do ruído foi registrado em dez ambientes da escola, por meio de medições por decibelímetro digital. A postura de escolares sem e com mochila foi analisada por meio de cinemetria tridimensional. Os resultados demonstraram que o ruído interno (da escola) é maior que o externo (do tráfego), o que sugere a necessidade de repensar os espaços de ensino-aprendizagem no interior da escola. No que se refere ao transporte de mochila, o estudo identificou ajustes posturais das crianças, o que levanta a necessidade de projetos educacionais que visem à conscientização da comunidade escolar acerca da importância da prevenção de problemas posturais advindos do transporte do material.

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Biografia do Autor

Pedro Paulo Deprá, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (1987) , especialização em Educação Física Infantil pela Universidade Estadual de Maringá (1989) , mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1998), Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e Pós-doutorado pela State University of Massachusetts, Amherst (2015). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Biodinâmica, atuando principalmente nos seguintes temas: Biomecânica, Coluna Vertebral, Postura, Equilíbrio e Cinemática. Já atuou como tutor do Programa de Educação Tutorial - PET Educação Física. Coordena o Laboratório de Biomecânica e Comportamento Motor - Labicom.

Terezinha Oliveira, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR

Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (1991) e doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997). Realizou, em 2004, estágio de Pós-Doutorado em História e Filosofia da Educação na Faculdade de Educação da USP. É Professora Titular da Universidade Estadual de Maringá junto ao Departamento de Fundamentos da Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Diretora da Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem) de 2014-2018. É Editora Científica da Revista Acta Scientiarum Education, Imagens da Educação e Editora Ad Hoc da Revista Notandum.  É Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar Clássicos da Educação - UEM.  Lider do Grupo de Pesquisa Transformações Sociais e Educação nas épocas Antiga e Medieval (GTSEAM). Participa do Grupo de Estudos Medievais Portugueses (GEMPO), 10), do Grupo de Pesquisa Mnemosyne. Laboratório de História Antiga e Medieva, do Instituto Jean Lauand. É investigadora do Centro de História da Sociedade e da Cultura junto a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Larissa Michelle Lara, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e mestre em Educação Física pela mesma instituição (1999). Realizou o Estágio Sênior Pós-doutoral na Universidade de Bath, Reino Unido (Bolsista CAPES/Programas Estratégicos-DRI). É professora Associada no Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá, docente no Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM-UEL.  É líder do Grupo de Pesquisa Corpo, Cultura e Ludicidade (DEF/UEM/CNPq) e tutora do Grupo PET-Educação Física. É revisora de periódicos nacionais, internacionais e Editora Associada do Journal Frontiers in Sports and Active Living (Physical Education and Pedagogy). Diretora da Eduem (Editora da Universidade Estadual de Maringá).

Bruna Felix Apoloni, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2011) e Mestrado em Educação Física pelo Programa de Pós-graduação Associado em Educação Física UEM/UEL. Atualmente é professora de Educação Física da Prefeitura do Município de Maringá, da Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari - FAFIMAN e professora temporária da Universidade estadual de Maringá - (DEF/UEM). Doutorado em andamento pelo Programa de Pós-graduação Associado em Educação Física UEM/UEL, na linha de pesquisa Fatores psicossociais e motores relacionados ao desempenho humano.

 

Maria Terezinha Bellanda Galuch, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (1988), especialização em metodologia do ensino pela Universidade Estadual de Maringá (1994), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (1996), doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Realizou estágio de Pós-doutorado no Instituto de Psicologia da USP (2013). Atualmente é professora Associada da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, educação, ensino fundamental, ensino e aprendizagem, Teoria Crítica da Sociedade.

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Publicado

2022-08-07

Como Citar

Deprá, P. P., Oliveira, T., Lara, L. M., Apoloni, B. F., & Galuch, M. T. B. (2022). Análise de aspectos emergentes da modernidade no contexto escolar: reflexões acerca da poluição sonora e da postura de estudantes em uma realidade local. Ensino, Saude E Ambiente, 15(1), 104-124. https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i1.a43323

Edição

Seção

Artigos