Extensão universitária como estratégia de ensino e seu impacto na formação profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2021.v14i3.a44396

Palavras-chave:

relações comunidade-instituição, educação em saúde, educação superior

Resumo

Objetivou-se analisar a experiência da extensão universitária no processo de formação profissional, sob a percepção de acadêmicos de Odontologia. Trata-se de um estudo observacional descritivo, desenvolvido com graduandos participantes do programa de extensão “Promoção de Saúde Bucal nas Escolas de Educação Básica”, realizado por uma Instituição Pública de Ensino Superior do estado de São Paulo. Os dados foram coletados pela técnica de entrevista, com filmagem, utilizando-se o critério de saturação. Os resultados foram analisados pela Técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, identificados em três categorias, Desenvolvimento Profissional, Desenvolvimento Pessoal e Experiência da Extensão Universitária. A observação dos discursos revelou que a extensão universitária proporciona oportunidades de vivencias únicas, que possibilitam o desenvolvimento de habilidades essenciais e crescimento pessoal. Conclui-se que a troca de conhecimentos e experiências ocasionadas pela extensão contribuem para a formação de um profissional qualificado, com consciência social.

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Biografia do Autor

Suzely Adas Saliba Moimaz, Universidade Estadual Paulista, Araçatuba, SP, Brasil

Possui graduação em Odontologia pela Unesp - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Odontologia de Araçatuba(1986), mestrado (1997) e doutorado em Odontologia Preventiva e Social pela mesma universidade (1998). Atualmente é professora titular na Unesp - Faculdade de Odontologia de Araçatuba. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia em saúde bucal, políticas públicas de saúde, gestantes, cárie dentária, fluoretação das águas, educação em saúde.

Aretuza Marques Bottós, Universidade Estadual Paulista, Araçatuba, SP

Graduada em Odontologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Faculdade de Odontologia de Araçatuba. FOA/UNESP. Atualmente, mestranda em Odontologia Preventiva e Social pela Faculdade de Odontologia de Araçatuba - FOA/UNESP.

Cléa Adas Saliba Garbin, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Odontologia, Araçatuba.

Possui graduação em Direito - Instituição Toledo de Ensino (1997), graduação em Odontologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991), mestrado em Odontologia Legal e Deontologia pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutorado em Odontologia Legal e Deontologia pela Universidade Estadual de Campinas (1999), e Livre Docente em Odontologia Legal e Bioética. Atualmente é professora titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontologia Social e Preventiva, atuando principalmente nos seguintes temas: legislação odontológica, saúde bucal, prevenção, odontologia legal e ética odontológica e Bioética.

Nemre Adas Saliba, Universidade Estadual Paulista, Araçatuba, SP

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1961), mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1963) e doutorado em Odontologia Preventiva e Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1968). Atualmente é professora voluntária da Faculdade de Odontologia de Araçatuba Unesp. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontologia Social e Preventiva, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde bucal, educação e saúde, cárie dentária, flúor e escovação dentária.

Tânia Adas Saliba, Universidade Estadual Paulista, Araçatuba, SP

Possui graduação em Odontologia pela Unesp - Universidade Estadual Paulista (1994), mestrado (1998) e doutorado (2001) em Odontologia Legal e Deontologia pela Unicamp - Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Professora Adjunto do Departamento de Odontologia Preventiva e Restauradora, disciplinas de Orientação Profissional I e II. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Saúde Coletiva em Odontologia da Faculdade de Odontologia de Araçatuba-UNESP onde também atua como professora permanente e orientadora dos cursos de mestrado e doutorado . Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontologia Social e Preventiva; Orientação Profissional e Odontologia Legal.

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Publicado

2022-05-18

Como Citar

Moimaz, S. A. S. ., Bottós, A. M., Garbin, C. A. S., Saliba, N. A., & Saliba, T. A. (2022). Extensão universitária como estratégia de ensino e seu impacto na formação profissional. Ensino, Saude E Ambiente, 14(3), 982-994. https://doi.org/10.22409/resa2021.v14i3.a44396

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