Promoção da Educação em Saúde no Ensino Fundamental na era da(des) informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2021.v14i2.a46374

Palavras-chave:

fake news, educação em saúde, vacinas, saúde sexual, toxoplasmose

Resumo

As fake news promovem a disseminação de informações sem fundamentação científica. Quando se referem à Educação em Saúde, essas notícias infundadas apresentam grave risco ao processo de aprendizagem. Este trabalho objetivou a realização de palestras expositivas com turmas do Ensino Fundamental como estratégia para promoção da saúde e combate às fake news relacionadas aos temas trabalhados (vacinas, saúde sexual e reprodutiva, toxoplasmose e posse responsável, relação entre desastres ambientais e doenças). Ao todo 236 estudantes responderam o questionário de verificação de aprendizagem aplicado ao final das atividades. Verificamos que 42,8% dos estudantes demonstraram satisfação com as atividades e 30% relataram necessidade de mais atividades como esta na escola. As palestras foram avaliadas como boas no que se refere a quantidade (48,7%) e tempo (48,3%). Além disso, 69,5% relataram que as atividades contribuíram para a aquisição de conhecimentos. A qualidade dos assuntos abordados e atuação dos palestrantes foram avaliadas como ótima (61,4% e 54,7%, respectivamente). Quanto à aquisição de conhecimentos, os percentuais de acertos foram satisfatórios, porém revelaram certa dificuldade dos alunos em identificar os métodos contraceptivos e de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis, bem como as formas de profilaxia da toxoplasmose. Tais resultados podem estar relacionados às dificuldades de se estabelecer um diálogo aberto sobre sexualidade, bem como ao desconhecimento e negligência da toxoplasmose. Conclui-se que as palestras foram eficientes para a promoção de saúde no ambiente escolar e ressaltamos a importância de mais atividades de conscientização para combate às fake news abordando assuntos relacionados à saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Miguel de Oliveira, Universidade do Estado de Minas Gerais, Ituiutaba, MG

Formado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) nas modalidades Licenciatura (2016) e Bacharelado (2018). Possui mestrado em Imunologia e Parasitologia Aplicadas pela UFU (bolsa CNPq 143894/2016-1, ano de obtenção do título: 2018). Atualmente é doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Imunologia e Parasitologia Aplicadas (UFU, bolsa CNPq 142532/2018-5 com vigência de 2018-2020, ano de ingresso: 2018). É professor de Educação Superior (nível IV, grau A) na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG/Unidade Ituiutaba, MG), onde também atua como Coordenador Local Extensão (2021 - Atual) e presidente do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental (2021 - Atual). Foi subcoordenador do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental (2021-2021). Possui experiência na área de Parasitologia, com ênfase Protozoologia, atuando principalmente nos seguintes temas: leishmanioses; tripanossomíase; diagnóstico molecular de parasitos; captura, triagem e coleta de amostras biológicas de pequenos mamíferos não-voadores (roedores e marsupiais) em campo. Também desenvolve projetos de extensão voltadas para o ensino de Parasitologia, promoção da Educação em Saúde na Educação Básica e popularização Ciência.

Paulo Vitor Alves Ribeiro, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG

Mestre em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais pela Universidade Federal de Uberlândia (2018). Graduado em Ciências Biológicas nas modalidades de Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal de Uberlândia (2016). Atualmente cursa doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais na mesma instituição. Foi bolsista de iniciação científica da FAPEMIG (2014-2016) e bolsista de mestrado da CAPES (2016-2018). Atuou como professor de Ciências da Natureza pela Prefeitura Municipal de Uberlândia (2019). Tem experiência nas áreas de Ecologia, Zoologia, Parasitologia e Ensino de Ciências.

Iasmin Aparecida Cunha Araújo, Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, MG

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Imunologia e Parasitologia Aplicadas, na Universidade Federal de Uberlândia - PPIPA/UFU, onde desenvolve pesquisas relacionadas ao tratamento das leishmanioses no laboratório de Bioensaios em Leishmania. Possui mestrado pelo mesmo programa de pós-graduação onde realizaou pesquisa sobre o uso do lapachol no tratamento das leihsmanioses. Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura e Bacharelado, na Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, Universidade Federal de Uberlândia. Ex-bolsista do Programa de Educação Tutorial PET Bio, onde desenvolveu projetos de pesquisa, ensino e extensão.

Gabriela Borges da Silva, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG

Bacharel em Análises Clínicas (Biomedicina) pela Centro Universitário de Araraquara (UNIARA) (2014). Mestra (2016) e Doutora (2020) pelo Programa de Pós-graduação em Imunologia e Parasitologia Aplicadas - PPIPA da Universidade Federal de Uberlândia.Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Helmintologia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: parasitoses intestinais, restaurantes "self-service", alfaces, Cryptosporidium sp. e fracionamento antigênico de Taenia crassiceps. Atuou na linha de pesquisa de Diagnóstico de Parasitoses - Neurocisticercose humana. Foi técnica no laboratório Check-up Medicina e Diagnóstico - Uberlândia, MG (2020-2021). Atualmente é biomédica na Unidade de Pronto Atendimento "Dr. Jamil Sebba" - Catalão, GO.

Kellem Cristina Pereira Mota, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG

Doutora e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Imunologia e Parasitologia Aplicadas, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especialista em Análises Clínicas pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP). Graduada em Ciências Biológicas: Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal de Uberlândia - Campus do Pontal. Trabalhou com análise da prevalência de protozoários e geohelmintos em amostras biológicas e ambientais, bem como com testes imunológicos, biologia molecular e Phage Display para a descoberta de novos anticorpos combinatórios (scFv) para o desenvolvimento de vacinas e novas composições terapêuticas contra parasitos intracelulares.

Vanessa da Silva Ribeiro, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (2007), Mestre (2009) e Doutora (2012) em Imunologia e Parasitologia Aplicadas pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal de Uberlândia. Durante a graduação foi bolsista de Iniciação Científica, além estagiar na EMBRAPA Recursos Genéticos e Biotecnologia (CENARGEN) e na EMBRAPA Hortaliças. Atua na seleção e caracterização de peptídeos e anticorpos recombinantes com aplicação no diagnóstico da neurocisticercose. Foi Analista Ambiental na Prefeitura Municipal de Catalão (2011-2012), Bióloga na Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão (2012-2018), foi professora da Faculdade UNA - Catalão (2017-2018) e no Centro Universitário UNA Uberlândia - Karaiba (2018-2020). Atualmente é TAE nível E - Bióloga responsável pelo Laboratório de Diagnóstico de Parasitoses- Departamento de Parasitologia, na Universidade Federal de Uberlândia. Co-fundadora do perfil @parasito.logico no instagram, um perfil de divulgação científica em Parasitologia.

Camila de Oliveira Silva, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2011), mestrado em Imunologia e Parasitologia Aplicadas pela Universidade Federal de Uberlândia (2015) e doutorado em Imunologia e Parasitologia Aplicadas pela Universidade Federal de Uberlândia (2019). Linhas de pesquisa: 1- Diagnóstico de Leishmaniose Canina, 2-Diagnóstico e caracterização molecular de parasitos zoonóticos.

Juliana Silva Miranda, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Minas Gerais. Possui Mestrado e Doutorado em Imunologia e Parasitologia Aplicadas pela mesma Universidade, além de possuir formação Técnica em Biodiagnóstico/Patologia Clínica pela Escola Técnica de Saúde - ESTES (UFU). Atualmente trabalha no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal de Uberlândia, sendo que possui experiência na área de proteômica, cultivo celular e de parasitos, técnicas imunológicas e de biologia molecular atuando principalmente na Área de Imunologia com ênfase em alergias respiratórias ligadas à exposição e sensibilização alergênica a ácaros da poeira domiciliar e na Área de Parasitologia com ênfase em diagnóstico sorológico e molecular. 

Referências

ALMEIDA FILHO, Naomar. O que é saúde? Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2011.

ARO, Mariana; GOMES, Nataniel. As fake news como contribuição na formação do leitor crítico. Revista Philologus, v. 23, n. 69, p. 509-515, 2017. Disponível em: http://www.filologia.org.br/rph/ANO23/69supl/038.pdf. Acesso em: 5 jul. 2020.

ARRAIS-SILVA, Wagner et al. Análise do conhecimento de alunos do ensino médio público sobre parasitoses endêmicas na região brasileira do médio Araguaia mato-grossense. Revista Ciência em Extensão, v. 13, n. 1, p. 83-90, 2017. Disponível em: https://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/1126/1357. Acesso em: 5 jul. 2020.

BALLALAI, Isabella; BRAVO, Flavia (Org.). Imunização: tudo o que você sempre quis saber. Rio de Janeiro: RMCOM, 2016. Disponível em: https://sbim.org.br/images/books/imunizacao-tudo-o-que-voce-sempre-quis-saber-200923.pdf. Acesso em: 5 jul. 2020.

BRAGA, Érika; FONTES, Cor Jesus. Plasmodium - Malária. In: NEVES, David. Parasitologia humana. 13. ed., São Paulo: Editora Atheneu, p. 159-180, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 5 jul. 2019.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em: 5 jul. 2019.

CERQUEIRA, Maria Teresa. Construção da rede latino americana de escolas promotoras de saúde. In: BRASIL. Ministério da Saúde. Escolas promotoras de saúde: experiências do Brasil, p. 33-39, 2007. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/escolas_promotoras_saude_experiencias_brasil_p1.pdf. Acesso em: 5 jul. 2019.

COSTA, Davi. Paulo Freire: reinventando a esperança em tempos de fake news. In.: PADILHA, Paulo Roberto; ABREU, Janaina (Org.). Paulo Freire em tempos de fake news: artigos e projetos de intervenção produzidos durante o curso da EaD Freiriana do Instituto Paulo. São Paulo: Instituto Paulo Freire, p. 61-66, 2019. Disponível em: https://www.paulofreire.org/download/eadfreiriana/E-book_Paulo_Freire_tempos_fake_news-2019.pdf. Acesso em: 5 jul. 2019.

CUTLER, Sally; FOOKS, Anthony; POEL, Wim. Public health threat of new, reemerging, and neglected zoonoses in the industrialized world. Emerging infectious diseases, v. 16, n. 1, p. 1, 2010. https://doi.org/10.3201/eid1601.081467

DE CARLI, Geraldo Attílio; TASCA, Tiana. Trichomonas. In: NEVES, David. Parasitologia humana. 13 ed., São Paulo: Editora Atheneu, p. 125-132, 2016.

DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

DEMARZO, Marcelo Marcos.; AQUILANTE, Aline. Saúde escolar e escolas promotoras de saúde. In: Programa de Atualização em Medicina de Família e Comunidade. Porto Alegre: Artmed: Pan-Americana, v. 3, p. 49-76, 2008.

DIAS, Jaqueline et al. Análise comparativa do conhecimento sobre toxoplasmose dos professores de escolas da rede municipal das séries iniciais do ensino fundamental do município de Jataí-GO, Brasil. Ars Veterinaria, v. 29, n. 4, p. 98, 2013. http://dx.doi.org/10.15361/2175-0106.2013v29n4p98

FALKENBERG, Mirian et al. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Ciência e Saúde Coletiva, v. 19, n. 3, p. 847-852, 2014. https://doi.org/10.1590/1413-81232014193.01572013

FEARNSIDE, Philip Martin. Hidrelétricas na Amazônia brasileira: Questões ambientais e sociais. In: FEARNSIDE, Philip Martin. (Org.). Hidrelétricas na Amazônia: impactos ambientais e sociais na tomada de decisões sobre grandes obras. Manaus: Editora do INPA, v. 3, p. 8-22, 2019

FONSECA, Claudia. Por uma pedagogia da notícia: o conceito de comunicação em Paulo Freire. Mediação, v. 20, n. 27, p. 73-87, 2018. Disponível em: http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/6572. Acesso em: 5 jul. 2019.

FRANZOSI, Fábio et al. Avaliação da educação ambiental na escola de educação básica São Miguel. Conhecimento Interativo, v. 9, n. 1, p. 62-87, 2015. Disponível em: http://app.fiepr.org.br/revistacientifica/index.php/conhecimentointerativo/article/view/114. Acesso em: 5 jul. 2019.

FREITAS, Carlos et al. Da Samarco em Mariana à Vale em Brumadinho: desastres em barragens de mineração e Saúde Coletiva. Cadernos de Saúde Pública, v. 35, n. 5, p. 1-7, 2019.

GONÇALVES, Randys; FALEIRO, José Henrique; MALAFAIA, Guilherme. Educação sexual no contexto familiar e escolar: impasses e desafios. Holos, v. 29, n. 5, p. 251-263, 2013. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/784. Acesso em: 5 jul. 2019.

GUAZZELLI, Maria Elisabete; PEREIRA, Isabel Maria. Considerações Teóricas e Aproximações às Estratégias Metodológicas em Educação em Saúde com Base na Promoção. In: PELICIONI, Maria Cecília; MIALHE, Fábio Luiz. Educação e Promoção da Saúde. Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Editora Santos, 2. ed., p. 71-80, 2019.

JESUS, Rhenan; GARCIA, Rosane. Abordagem de temas referentes à saúde no ensino de biologia: a perspectiva de professores da área e em documentos escolares. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, v. 4, n. 12, 2018.

KALSNES, Bente. Fake news. In: Oxford Research Encyclopedia of Communication. 2018. https://doi.org/10.1093/acrefore/9780190228613.013.809

KARAS, Mariane; HERMEL, Erica; GÜLLICH, Roque Ismael. Modalidades didáticas: o ensino de virologia na educação básica. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v. 11, n. 1, p. 73-87, 2018. https://doi.org/10.46667/renbio.v11i1.69

KURANE, Ichiro. The effect of global warming on infectious diseases. Public Health and Research Perspectives, v. 1, n. 1, p. 4-9, 2010. https://doi.org/10.1016/j.phrp.2010.12.004

LANA, Marta; TAFURI, Washington Luiz; BARTHOLOMEU, Daniella. Trypanosoma cruzi e Doença de Chagas. In: NEVES, David. Parasitologia humana. 13 ed., São Paulo: Editora Atheneu, p. 91-117, 2016.

LEITE, Raquel; FEITOSA, Raphael. As contribuições de Paulo Freire para um ensino de ciências dialógico. VIII ENPEC. Campinas: Editora da ABRAPEC, 2011. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R0753-1.pdf. Acesso em: 5 jul. 2019.

LEVI, Guildo Carlos. Recusa de vacinas: causas e consequências. São Paulo: Segmento Farma, 2013.

LORDÊLO, Fernanda; PORTO, Cristiane. Divulgação científica e cultura científica: conceito e aplicabilidade. Revista Ciência em Extensão, v. 8, n. 1, p. 18-34, 2012. Disponível em: https://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/515. Acesso em: 5 jul. 2019.

MELO, Alan; COELHO, Paulo Marcos. Schistosoma mansoni e a Esquistossomose. In: NEVES, David. Parasitologia humana. 13. ed., São Paulo: Editora Atheneu, p. 225-246, 2016.

MENESES, Andre Filipe; SANTOS, Elder. Sexo e Religião: Um estudo entre jovens evangélicos sobre o sexo antes do casamento. Clínica & Cultura, v. 2, n. 1, p. 82-94, 2013. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/clinicaecultura/article/view/1541. Acesso em: 5 jul. 2019.

MICHALICK, Marilene Suzan; RIBEIRO, Raul Rio; SILVA, Sydnei Magno. Leishmaniose Visceral Americana. In: NEVES, David. Parasitologia humana. 13 ed., São Paulo: Editora Atheneu, p. 69-90, 2016.

MINEO, José Roberto; VITOR, Ricardo Wagner. Toxoplasma gondii. In: NEVES, David. Parasitologia humana. 13 ed., São Paulo: Editora Atheneu, p. 181-192, 2016.

MOREIRA, Faviano et al. Avaliação do conhecimento de algumas zoonoses em alunos de escolas públicas nos municípios de Apodi, Felipe Guerra e Severiano Melo (RN) – Brasil. Holos, v. 2, n. 1, p. 66-78, 2013. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=481548604006. Acesso em: 5 jul. 2019.

MOURA, Ana; TEIXEIRA, Andréa. Avaliação do conhecimento e adesão de estudantes à vacina HPV em uma escola pública no interior do Ceará. Cadernos ESP, v. 13, n. 1, p. 67-74, 2019. Disponível em: cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/170. Acesso em: 5 jul. 2019.

MOURA, Larissa; LANDAU, Elena; FERREIRA, Adriana. Doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado no Brasil. In: LANDAU, Elena; MOURA, Larissa. Variação Geográfica do Saneamento Básico no Brasil em 2010: domicílios urbanos e rurais. Brasília: Embrapa, p. 189-211, 2016. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/157835/1/GeoSaneamento-Cap08.pdf. Acesso em: 5 jul. 2019.

MUNDIM, Juliana; SANTOS, Wildson Luiz. Ensino de ciências no ensino fundamental por meio de temas sociocientíficos: análise de uma prática pedagógica com vista à superação do ensino disciplinar. Ciência & Educação, v. 18, n. 4, p. 787-802, 2012. https://doi.org/10.1590/S1516-73132012000400004

NEVES, Fagner Henrique; QUEIROZ, Pires. O ensino de ciências e a saúde: por uma docência intercultural e crítico-reflexiva na escola básica. Ciência & Educação, v. 26, n. 1 p. 1-17, 2020. https://doi.org/10.1590/1516-731320200013

OLIVEIRA, Marco Miguel et al. Conhecer para prevenir: complementação do conhecimento dos alunos do ensino fundamental sobre microbiologia e parasitologia em três escolas de Uberlândia-MG. Semina: Ciências Biológicas e da Saúde, v. 41, n. 2, p. 249-262, 2020. Disponível em: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/38120. Acesso em: 5 jul. 2019.

PAES, Caila Carolina; PAIXÃO, Alvaneide. A importância da abordagem da educação em saúde. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, v. 6, n. 11, p. 80-90, 2016. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/38. Acesso em: 5 jul. 2019.

PAGE, Kristen et al. Reducing Baylisascaris procyonis roundworm larvae in raccoon latrines. Emerging infectious diseases, v. 17, n. 1, p. 90-93, 2011. https://doi.org/10.3201/eid1701.100876

PEREIRA, Grazielle; DA SILVA, Gabriela; DA SILVA, Carla. A experiência da elaboração de uma exposição de divulgação científica por discentes do curso superior de produção cultural. In: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, 2009. Disponível em: http://www.fep.if.usp.br/~profis/arquivos/viienpec/VII%20ENPEC%20-%202009/www.foco.fae.ufmg.br/cd/pdfs/1013.pdf. Acesso em: 16 jan. 2020.

PINTO-FERREIRA, Fernanda et al. Patterns of transmission and sources of infection in outbreaks of human toxoplasmosis. Emerging infectious diseases, v. 25, n. 12, p. 2177-2182, 2019. https://doi.org/10.3201/eid2512.181565

PRATT, Julian; GORDON, Pat; PLAMPING, Diane. Working whole systems: putting theory into practice in organisations. Abingdon: Radcliffe Publishing, 2005.

PREDEBON, Juliana. Conversando sobre sexo na família com filhos adolescentes. In: WAGNER, Adriana. Família em cena: tramas, dramas e transformações. Petrópolis: Vozes, p. 59-171, 2002.

SALCI, Maria Aparecida et al. Educação em saúde e suas perspectivas teóricas: algumas reflexões. Texto e Contexto Enfermagem, v. 22, n.1, p. 224-30, 2013. https://doi.org/10.1590/S0104-07072013000100027

SANTOS, Mateus José; JÚNIOR, Niltom. Repercussões das fake news na educação em Ciências: estímulo ao pensamento crítico e reflexivo no ensino fundamental II. Revista Brasileira de Educação Básica, v. 4, n. 13, p. 1-10, 2019. Disponível em: https://rbeducacaobasica.com.br/repercussoes-das-fake-news-na-educacao-em-ciencias/. Acesso em: 5 jul. 2019.

SANTOS, Santa Marli (Org.). Brinquedoteca: o lúdico em diferentes contextos. Rio de Janeiro: Vozes, 1997.

SAVEGNAGO, Sabrina.; ARPINI, Dorian. A abordagem do tema sexualidade no contexto familiar: o ponto de vista de mães de adolescentes. Psicologia: ciência e profissão, v. 36, n. 1, p. 130-144, 2016. https://doi.org/10.1590/1982-3703001252014

SILVA, Cristiane Maria et al Educação em Saúde e suas Práticas ao Longo da História Brasileira. In: PELICIONI, Maria Cecília.; MIALHE, Fábio Luiz. Educação e Promoção da Saúde: Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Editora Santos, 2. ed., p. 3-15, 2019.

SILVA, Carlos. Conceitos e estruturas da saúde e da educação e a elaboração de programas de saúde na escola. In. SILVA, Carlos. Saúde na escola: Intersetorialidade e promoção da saúde. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, p. 15-40, 2019.

SILVA, Edward Félix; GOMES, Maria Aparecida. Amebíase: Entamoeba histolytica/Entamoeba dispar. In: NEVES, David. Parasitologia humana. 13 ed., São Paulo: Editora Atheneu, p. 141-154, 2016.

SILVA, Rosana. Leitura de imagens da mídia e educação ambiental: contribuições para a formação de professores. Educação em Revista, v. 26, n. 2, p. 277-297, 2010. https://doi.org/10.1590/S0102-46982010000200013

SOARES, Carolina. O. Ações multiplicadoras do conhecimento sobre posse responsável de animais domésticos e as zoonoses leishmaniose e toxoplasmose para crianças do ensino fundamental de uma escola pública do município de Uberlândia, Minas Gerais. Graduação em medicina veterinária [Trabalho de Conclusão de Curso]. Universidade Federal de Uberlândia, 2017 Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24050. Acesso em: 5 jul. 2019.

SULAIMAN, Samia. Educação ambiental, sustentabilidade e ciência: o papel da mídia na difusão de conhecimentos científicos. Ciência & Educação, v. 17, n. 3, p. 645-662, 2011. https://doi.org/10.1590/S1516-73132011000300008

TAYLOR, Louise; LATHAM, Sophia WOOLHOUSE, Mark. Risk factors for human disease emergence. Philosophical Transactions of the Royal Society of London, v. 356, n. 1411, p. 983-989, 2001. https://doi.org/10.1098/rstb.2001.0888

TOMÉ, Rozeani et al. Inquérito epidemiológico sobre conceitos de zoonoses parasitárias para professores de escolas municipais do ensino infantil de Araçatuba-SP. Revista Ciência em Extensão, v. 2, n. 1, p. 1-11, 2005. Disponível em: https://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/183. Acesso em: 5 jul. 2019.

TORTORA, Gerard; CASE, Christine; FUNKE, Berdell. Microbiologia, 12. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.

VALDÉS, Teresa. Socialização em sexualidade no Chile: adolescentes de camadas populares urbanas. In: HEILBORN, Maria Luiza et al. (Org.). Sexualidade, família e ethos religioso. Rio de Janeiro: Garamond, p. 315-342, 2005.

VIANA, Semíramis; SOGAYAR, Maria Inês. Giardia. In: NEVES, David. Parasitologia humana. 13 ed., São Paulo: Editora Atheneu, p. 133-140, 2016.

VIEGAS, Selma Maria et al. Preciso mesmo tomar vacina? Informação e conhecimento de adolescentes sobre as vacinas. Avances en Enfermería, v. 37, n. 2, p. 217-226, 2019. https://doi.org/10.15446/av.enferm.v37n2.76713

VIEGAS, Selma Maria et al. A vacinação e o saber do adolescente: educação em saúde e ações para a imunoprevenção. Ciência & Saúde Coletiva, v. 24, n. 2, p. 351-360, 2019. https://doi.org/10.1590/1413-81232018242.30812016

VILARINHO, Lúcia Regina; MONTEIRO, Cláudia. Projetos de Educação Ambiental escolar: uma proposta de avaliação. Revista Brasileira De Educação Ambiental, v. 14, n.1, p. 439-455, 2019. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2590/1611. Acesso em: 5 jul. 2019.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Preventing disease through healthy environments: towards an estimate of the environmental burden of disease. 2006. Disponível: https://www.who.int/publications/i/item/9789241565196. Acesso em: 5 jul. 2019.

Downloads

Publicado

2022-02-27

Como Citar

Oliveira, M. M. de, Ribeiro, P. V. A., Araújo, I. A. C., Silva, G. B. da, Mota, K. C. P., Ribeiro, V. da S., Silva, C. de O., & Miranda, J. S. (2022). Promoção da Educação em Saúde no Ensino Fundamental na era da(des) informação. Ensino, Saude E Ambiente, 14(2), 849-869. https://doi.org/10.22409/resa2021.v14i2.a46374

Edição

Seção

Artigos