Contribuições de mães, escolas e especialistas no processo de desenvolvimento de três crianças autistas em região do semiárido baiano

Autores

  • Gisele Soares Lemos Shaw Universidade Federal do Vale do São Francisco, Senhor do Bonfim, BA / Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS https://orcid.org/0000-0001-5926-2679

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2021.v14i2.a49871

Palavras-chave:

autismo, desenvolvimento, escola

Resumo

Considerando a capacidade de plasticidade cerebral de indivíduos na infância e a importância de intervenção precoce em casos de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) investigou-se, qualitativamente, contribuições dos grupos – família, escola e especialistas, para o processo de desenvolvimento de três crianças autistas do município de Senhor do Bonfim, Bahia, Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com mães, professoras e especialistas dessas crianças. Depois, foi realizada análise de conteúdo, que indicou que as três crianças tiveram avanços quanto à redução de sintomas do TEA e que houveram colaborações efetivas de pais e terapeutas e uma menor participação de algumas escolas nos progressos dessas crianças.

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Biografia do Autor

Gisele Soares Lemos Shaw, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Senhor do Bonfim, BA / Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Professora Adjunta da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Especialista em Educação Especial (FTC), especialista em a Construção do Conhecimento e o Ensino de Ciências e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Líder do Núcleo de Pesquisa Educação em Ciências (NPEC) da UNIVASF. Associada à Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC). Possui experiência em educação/ensino, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Autismo, Didática, Ensino de Ciências, Formação de professores, Interdisciplinaridade.

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Publicado

2022-02-27

Como Citar

Shaw, G. S. L. (2022). Contribuições de mães, escolas e especialistas no processo de desenvolvimento de três crianças autistas em região do semiárido baiano. Ensino, Saude E Ambiente, 14(2), 748-764. https://doi.org/10.22409/resa2021.v14i2.a49871

Edição

Seção

Artigos