O direito à cidade como perspectiva para prática da EA Crítica e cidadania emancipatória:

uma abordagem sobre injustiça socioambiental e territorial em contexto escolar

Autores

  • Levi de Freitas Vieira Escola Municipal George Pfisterer
  • Patricia Domingos Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ http://orcid.org/0000-0002-2056-3674

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a50764

Palavras-chave:

justiça ambiental, direito à cidade, educação e juventude periférica

Resumo

O presente trabalho discute o direito à cidade e a exclusão de jovens de periferia a regiões especiais da cidade do Rio de Janeiro como questão para a Educação Ambiental Crítica escolar. A pesquisa tratou de evidenciar a área da cidade efetivamente ocupada e usufruída por jovens periféricos de uma escola pública, localizada no bairro de São Cristóvão, que recebe principalmente alunos das favelas do Caju, Tuiuti, Barreira do Vasco e Mangueira. Para avaliar a área da cidade efetivamente usufruída pelos estudantes, foi utilizada a ferramenta de celular (Google maps), que demarcou o espaço percorrido rotineiramente pelos estudantes, em relação ao epicentro dos territórios de suas comunidades. Os resultados revelam uma rotina que se baseia, quase exclusivamente em ida à escola e retorno para casa. A privação de acesso à cidade, justificada por ações explícitas ou implícitas para a exclusão de jovens de periferia, tem consequências negativas para seu desenvolvimento, limitando suas perspectivas futuras e reduzindo as oportunidades para sua formação pessoal, intelectual, cultural e profissional. A partir deste levantamento os estudantes indicaram o interesse em conhecer outras partes da cidade (uma lagoa, uma floresta e uma restinga), localizadas em áreas privilegiadas, onde não costumam frequentar. A visita a esses locais contém enorme potencial educativo para o reconhecimento de cenários de injustiça socioambiental aos quais esta juventude de periferia é submetida e contrapor uma perspectiva de direitos coletivos e conhecimento para reivindicá-los, através de uma educação emancipatória. 

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Biografia do Autor

Levi de Freitas Vieira, Escola Municipal George Pfisterer

Mestre em biologia pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Especialista em Ensino de Ciências e Biologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO). Professor da rede pública estadual e municipal do Rio de Janeiro.

Patricia Domingos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (1984), mestrado em Geoqúimica Ambiental pela Universidade Federal Fluminense (1991) e doutorado em Biotecnologia Vegetal pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas Aquáticos, atuando principalmente nos seguintes temas: comunidade fitoplanctônica, eutrofização, ecofisiologia do fitoplâncton e lagoas costeiras. Atua na área da Educação Ambiental Crítica, desenvolvendo trabalhos de pesquisa e extensão, voltados para escolas públicas. 

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Publicado

2021-12-14

Como Citar

Vieira, L. de F., & Domingos, P. (2021). O direito à cidade como perspectiva para prática da EA Crítica e cidadania emancipatória: : uma abordagem sobre injustiça socioambiental e territorial em contexto escolar. Ensino, Saúde E Ambiente, 14(esp.), 536-551. https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp.a50764

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