Do menino conectivo ao educador popular

um roteiro de filme para Paulo Freire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a51337

Palavras-chave:

cinema., audiovisual, biografia. , ditadura militar, educação

Resumo

Até o presente, na história do cinema, não há uma obra que retrate a biografia de Paulo Freire. Este artigo é uma proposta de roteiro para uma obra cinematográfica de ficção baseada na história de vida do educador Paulo Freire. De maneira mais próxima aos seus escritos busca-se retratar parte dessa estória. Para tanto, recupera trechos de sua obra e de alguns de seus interlocutores. Também propõe imaginar, a partir da linguagem cinematográfica, os principais episódios que marcaram sua vida, até o exílio no período da ditadura militar, de 1964. A proposta foi construída com base no referencial teórico-metodológico crítico-libertador, no qual o próprio Paulo Freire é um expoente e principalmente representante, no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Nogueira Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Possui Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/2005), Mestrado em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal Fluminense (IF Fluminense/2010) e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar em Meio Ambiente pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/2016). Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes/2020). Professor Adjunto na Universidade Federal do Rio de Janeiro, vinculado ao Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (Nupem/UFRJ). Orienta pesquisas nos seguintes programas: Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPGCiAC) e Programa de Pós-Graduação Profissional em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento (PPG-ProASD), ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro em Macaé (RJ). Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: i) cinema, educação e ambiente; ii) educação ambiental; iii) imaginário e formas de viver e iv) sustentabilidade.

Robson Loureiro, Universidade Federal do Espírito Santo , Vitória, ES

Professor Associado da Universidade Federal do Espírito Santo. Pós-doutorado em Filosofia - School of Philosophy da University College Dublin (Irlanda), sob a supervisão do professor Brian O'Connor (2013-2014) - bolsa Capes. Estágio de Capacitação em Filosofia (Teoria Crítica) sob supervisão do professor Dr. Christoph Türcke (Hochscule für Grafik und Buchkunst - HGB, Leipzig, Alemanha - 2018/2). Doutor em Educação (História e Política) pelo PPGE / UFSC - Brasil (Bolsa Capes). Doutorado Sandwiche (2003-2004) na School of Education e do Department of German da University of Nottingham (Inglaterra, Reino Unido - Bolsa Capes). Mestre em Filosofia da Educação (PPGE / Unimep / SP - Bolsa Capes); Graduado em Filosofia (CCHN/Ufes). Professor em tempo integral (DE) no Centro de Educação (Departamento de Educação, Política e Sociedade - Deos/ Ufes). Integra o corpo docente da Linha de Pesquisa Educação e Linguagens do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE / CE / Ufes) e da Linha de Pesquisa Literatura: Alteridade e Sociedade, do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/Ufes). Áreas de interesse: Humanidades - literatura, cinema, música, teatro, artes plásticas articuladas à Filosofia (ética, estética, filosofia da ciência), Tecnologia, Psicanálise e Educação em diálogo com a Teoria Crítica da Sociedade. Livros organizados: “A Teoria Crítica volta ao cinema” (Edufes, 2018), “A teoria crítica vai ao cinema” (Edufes, 2010). Co-autor de: “Indústria cultural e educação nos 'tempos pós-modernos' (Papirus, 2003)”. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação, Filosofia e Linguagens (Nepefil) do Centro de Educação da Ufes.

Celso Sánchez, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Biólogo, licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social, Cátedra UNESCO de Desenvolvimento Durável pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008). É professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro(UNIRIO), atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordena o Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur, GEASur/UNIRIO. Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, ABRAPEC, para o mandato 2021/2023. Conselheiro do Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena do Estado do Rio de Janeiro, diretor secretário da ADUNIRIO, seção sindical Andes.

Referências

ARAÚJO FREIRE, AM. Paulo Freire: Uma história de vida. Paz e Terra, Rio de Janeiro/São Paulo, 2017.

BRANDÃO, C R. Paulo Freire, o menino que lia o mundo: Uma história de pessoas, de letras e de palavras. Editora UNESP, 2005.

CORTELLA, M. S. Paulo Freire: Um pensamento Clássico e Atual. Revista e-Curriculum, [S.l.], v. 7, n. 3, 2011. Disponível em: <http://bit.ly/2J79lWe>. Acesso em: 03 jun. 2018.

FREIRE, P. Cartas a Cristina: reflexões sobre minha vida e minha práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

FRIGOTTO, G. Escola “sem” Partido. Esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2017.

GLASS, R. D. Revisitando os Fundamentos da Educação para a Libertação: o legado de Paulo Freire. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 3, p. 831-851, jul./set. 2013. Disponível em: http://bit.ly/2tcP9Ye. Acesso em: 15 jun. 2018.

KOHAN, W. Paulo Freire, mais do que nunca: uma biografia filosófica. 1ª Ed. Belo Horizonte: Vestígio, 2019.

MORAIS, C S de. Encontrando Paulo Freire: na Prisão, no Exílio e na Unir. Porto Velho: EDUFRO, 2007.

ROCHA, J C de C. Introdução a “Guerra Cultural Bolsonarista – A retórica do ódio”. Jornal Estadão. Coluna: Estado da Arte. 10/04/2020. Disponível em: https://bit.ly/31G8VMQ. Acesso em: 10 ago. 2020.

SANTOS, E.; TAVARES, M. O pensamento de Paulo Freire: suas implicações na Educação Superior. Rev. Lusófona de Educação, Lisboa, n. 24, p. 169-184, 2013. Disponível em: <http://bit.ly/2l0TWIs>. Acesso em: 03 jun. 2018.

Downloads

Publicado

2021-12-14

Como Citar

Costa, R. N. ., Loureiro, R. ., & Sánchez, C. . (2021). Do menino conectivo ao educador popular: um roteiro de filme para Paulo Freire. Ensino, Saúde E Ambiente, 14(esp.), 634-658. https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp.a51337

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)