Ação- Reflexão-Ação
promoção da Saúde dos Educadores no contexto Escolar
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a51910Palavras-chave:
educação, saúde, comunicaçãoResumo
A escola deve ser um ambiente favorável à saúde. Desse modo, é fundamental investir na construção de entornos saudáveis. É possível ao ser humano agir de forma consciente sobre a sua realidade. A figura do educador deve ser considerada no desenvolvimento de ações em saúde na escola. Nisto consiste a Práxis humana resultante do processo de ação-reflexão particular sobre o mundo. O envolvimento com a realidade deve se apresentar como um objeto cognoscível por uma consciência crítica através do processo de conscientização. O educador, enquanto um agente influenciador, promove a saúde no contexto escolar, por isso, deverá, a partir de um processo de ação-reflexão da sua própria conduta, transformar o seu agir em ações que promovam saúde, e assim, construir um ambiente favorável para a aprendizagem. Este estudo tem como objetivo apresentar os dados de uma oficina que consiste em uma intervenção promotora de saúde para professores realizada em uma escola pública no distrito de Xerém, município de Duque de Caxias, Baixada Fluminense/RJ, por meio de uma oficina pedagógica embasada nos pressupostos teóricos de Paulo Freire. Após a validação da intervenção, a oficina ação-reflexão-ação foi realizada em sala remota, sendo constituída por quatro experimentos e contou com a participação de onze docentes. Durante a realização dos experimentos, os educadores compartilharam suas experiências e refletiram sobre suas ações no processo de ensino-aprendizagem.É preciso estimular a reflexão, o pensamento crítico sobre o impacto das ações individuais e coletivas no ambiente escolar ou educativo, a fim de promover saúde neste contexto.
Downloads
Referências
ALMEIDA, R. L ; PLACCO, V. M. N. S. As relações interpessoais na formação dos professores. Edições Loyola, 2002.
BRASIL. Ministério Da Saúde.Organização Pan-Americana Da Saúde. Escolas promotoras de saúde: Experiências no Brasil. Brasília, DF, 2007.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. As Cartas da Promoção da Saúde. Brasília, DF, 2002.
BYDLOWSKI, C. R ; LEFÈVRE, A. N. M. C ; BICUDO, I. M. T. P .Promoção da saúde e a formação cidadã: a percepção do professor sobre cidadania. Ciência & Saúde Coletiva, v.16, n.(3):1, p.771-1780, 2011
COUTO, N. A. et al. O ambiente escolar e as ações de promoção da saúde. Cinergis, Santa Cruz do Sul, 17(4 Supl.1):378-383, out./dez. 2016.
FREIRE, P. Conscientização .São Paulo: Moraes, 1980.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 23ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
GUBERFAIN, J. C. Voz em Cena. Rio de Janeiro: Revinter, 2005
GUIMARÃES, M. A formação de educadores ambientais. Campinas: Papirus, 2004.
LOPES, I. E ;NOGUEIRA, J. A. D; ROCHA, D. G. Eixos de ação do Programa Saúde na Escola e Promoção da Saúde: revisão integrativa. Saúde e Debate. V. 42, N. 118, P. 773-789, 2018.
MATTOSO, L. M. L; OLIVEIRA, A. M. B. O Efeito Da Música Na Saúde Humana: Base em Evidências Científicas. Revista Eletrônica da Fainor, Vitória da Conquista, v.10, n.2, p. 76-98, jun./ago. 2017.
MORAES, C. R; VARELA, S. Motivação do Aluno Durante o Processo de EnsinoAprendizagem. Revista Eletrônica de Educação. Ano I, No. 01, ago. / dez. 2007
RODRIGUES, A. L.V; MEDEIROS, A. M, T ; Leticia, C. Impressões auditivas da voz do professor na percepção de alunos, professores e leigos.. Audiol., Commun Res., São Paulo, v. 23, 1857, 2018 .
OLIVEIRA, T. F. et al. Qualidade de vida no trabalho: um estudo comparativo entre professores de escola pública e privada. Psicol Argum. 2016 abr./jun., 34v(85), 104-119.
PEREIRA, V. C; LACERDA, M. S. B. Vocação Docente De Licenciandos Do Instituto Federal Do Piauí, Campus Teresina Central .In: V Congresso Internacional das Licenciaturas. COINTER PDLV, 2018.
SILVA, M. R. I. et al. Processo de Acreditação das Escolas Promotoras de Saúde em âmbito mundial: revisão sistemática. Ciência & Saúde coletiva., v 21, n.2, p.475-486, 2016.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Cadernos de Escolas Promotoras de Saúde. Departamento Científico de Saúde Escolar, 2005.
VIEIRA, A. G. et al. A Escola Enquanto Espaço Promotor Da Saúde De Seus Alunos. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 12, n. 2, p. 916- 932, 2017.
WORD ART. Word cloud art creator Disponível em http: www.Wordart.com. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ensino, Saude e Ambiente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.