Por que Paulo Freire ainda hoje?

O que dizem mestrandas e mestrandos na Disciplina: “Educação e Transformação em Paulo Freire”?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a52317

Palavras-chave:

Paulo Freire, educação e transformação, formação de professores, memes

Resumo

Este artigo indaga a pertinência da contribuição de Paulo Freire, um pensador educador do século XX, aos desafios da educação no século XXI. No ano do centenário de seu nascimento, docentes do PPGEB-CAp-UERJ ministram a disciplina “Educação e Transformação em Paulo Freire”, apostando na potência das reflexões e proposições do autor para enfrentar variados problemas da atualidade. A disciplina traz mestrandas do próprio programa e alunas especiais. Os dois grupos, que se tornam um na disciplina, são formados por professoras de diversas escolas e redes de ensino, especialmente na educação básica. Como uma das atividades iniciais do curso, são interrogadas sobre a presença do autor em seus processos de formação, assim como, sobre o que buscam na disciplina. Essas respostas são potentes para responder à pergunta original do artigo. Mas ele conta também com o inusitado: no dia do aniversário de 100 anos do nascimento de Freire, circularam vários memes comemorativos pelas redes sociais, inclusive num grupo de Whatsapp da turma da disciplina. Chama a atenção das professoras a riqueza semiótica de vários deles e, em especial de um, que é trazido neste artigo, com as interpretações escritas pelas estudantes. As respostas mostram não apenas a atualidade do pensamento, mas também a capacidade de sua obra em dialogar com desafios enfrentados por outros autores e abordagens que emergiram mais fortemente no início do século XXI, como a pedagogia decolonial.

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Biografia do Autor

Jonê Carla Baião, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006). Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Graduada em Letras Português e Literatura - Faculdade de Humanidades Pedro II (1989) . Atualmente é Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, lotada no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ). Professora do Departamento de Ensino Fundamental e do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica (PPGEB/CAp-UERJ) . Está vice coordenadora do PPGEB desde julho de 2020. Atua, também, como coordenadora, na modalidade EAD, da disciplina de Monografia 2 do Consórcio CEDERJ/ CECIERJ no curso de Pedagogia UERJ, desde 2014. Faz parte do corpo editorial da Revista e-mosaico e da Revista Digital Formação em Diálogo. É membro do Grupo de Pesquisa Formação em Diálogo: narrativas de professoras, currículos e culturas (GPFORMADI), co-coordenadora da linha de pesquisa "Educação e Diferença". Tem interesse de estudo na área de Linguística, com ênfase em Ensino de Língua Materna, especialmente em Alfabetização, bem como nos seguintes temas: interseccionalidades raça, gênero e classe

Claudia Barreiros, UERJ

Possui graduação em Pedagogia (1990), especialização em Supervisão da Educação e Orientação Educacional (2001) e mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997). Possui doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006). Atua como Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, lotada no Departamento de Ensino Fundamental do CAp/UERJ em três frentes: núcleo comum nos anos iniciais do ensino fundamental; disciplina Gestão 2 no curso de licenciatura em Pedagogia a distância (EDU-CEDERJ) e no mestrado em ensino (CAp), em disciplinas e orientação. Foi proponente e coordenou o Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica (PPGEB) nos seus primeiros 3 anos e meio de existência. Tem experiência como consultora da área de Ensino da CAPES. É fundadora e membro do corpo editorial da Revista Digital Formação em Diálogo. Tem experiência significativa nos anos inicias do ensino fundamental, assim como na formação de professores/as em nível superior. Coordena diversos projetos e cursos de extensão, como "Práticas Alfabetizadoras", "Matemática no 1º ciclo do ensino fundamental: uma abordagem cultural" e "Educação, cultura e currículo: o cotidiano dos anos iniciais do ensino fundamental", assim como o curso de aperfeiçoamento "Como lidar com a diferença na escola". É líder do Grupo de Pesquisa Formação em Diálogo: narrativas de professoras, currículos e culturas (GPFORMADI), atuando mais diretamente na linha de pesquisa "Educação e Diferença". Seus temas principais são: currículo, cotidiano escolar, didática intercultural, diferença, inclusão, alfabetização, educação matemática, emprego de TICs, EAD e bullying. Atualmente, atua como vice-diretora do CAp-UERJ. 

Andrea Fernandes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tese: ?Memórias e Representações Sociais de Jovens e Adultos: lembranças ressignificadas da escola da infância e expectativas no retorno à escola? (2012). Mestra em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2003) e Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH) da UERJ. É Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ). Professora do Departamento de Enino Fundamental e do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica do Instituto de Aplicação da UERJ (PPGEB/CAp-UERJ). Atua como Coordenadora da Disciplina Educação de Jovens e Adultos, no Curso de Licenciatura em Pedagogia, na modalidade EAD da Faculdade de Educação da UERJ. Atua na Assessoria do Gabinete do Reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro desde janeiro/2020. É Coordenadora Geral do Núcleo de Extensão, Pesquisa e Editoração (NEPE) do CAp-Uerj desde março/2020. Assessora do Centro de Educação e Humanidades da UERJ na gestão 2016-2019. Vice-coordenadora do PPGEB/CAp-UERJ de maio/2017 a maio/2018. Na gestão 2012-2015, foi Coordenadora Geral do NEPE / CAp-UERJ. Integrou o Co mitê de Ètica em Pesquisa da UERJ no período de 2013-2019. Foi membro do Conselho Universitário (CONSUN) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro no período 2012 / 2014. Possui artigos publicados em livros e revistas nacionais, além de material didático para a modalidade Educação a Distância. Coordena projetos de extensão universitária. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: sujeitos da Educação de Jovens e Adultos, formação de professores para a EJA, memórias, representações sociais, juventudes e relação com trabalho e educação. Atualmente pesquisa o tema memórias de atores escolares com ênfase nas juventudes e demais sujeitos da EJA.

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Publicado

2021-12-14

Como Citar

Baião, J. C., Barreiros, C. H., & Fernandes, A. da P. (2021). Por que Paulo Freire ainda hoje? O que dizem mestrandas e mestrandos na Disciplina: “Educação e Transformação em Paulo Freire”?. Ensino, Saúde E Ambiente, 14(esp.), 95-120. https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp.a52317