A Educação pelo diálogo e para o diálogo:
o Programa Nacional de Alfabetização no Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a52422Palavras-chave:
diálogo, educação libertária, alfabetização de adultos, círculos de cultura, processos de subjetivaçãoResumo
Através das experiências vividas pela autora, nos anos de 1963-1964, como participante do Programa Nacional de Alfabetização (PNA) no Rio de Janeiro, são apresentadas – dentro do cenário histórico da época – uma série de projetos de educação de adultos, dando-se destaque ao PNA.O início dos anos de 1960 com suas turbulências, transformações, permanente alegria e agitação são aqui trazidos como pano de fundo para os movimentos de educação popular que eclodem naquele período: os CPCs da UNE (Centros Populares de Cultura da União Nacional de Estudantes), o MEB (Movimento de Educação da Base) e o MCP (Movimento de Cultura Popular). Foi deste último que surgiu o PNA e a bela e potente figura de seu criador: o educador Paulo Freire.
Downloads
Referências
AZEVEDO, F. Q. As Ligas Camponesas – São Paulo: Paz e Terra, 1992.
BASTOS, E. R. As Ligas Camponesas – Rio de Janeiro: Vozes, 1984
BRANDÃO, C. R. Da Educação Fundamental ao Fundamental da Educação. IN Proposta. Rio de Janeiro: Supl. 1, 1997.
BEISIEGEL, C. R. Política e Educação Popular – a teoria e a prática de Paulo Freire no Brasil. São Paulo: Ática, 1982.
BERLINSK, A. “As Atividades em Educação Popular”. IN Educação Popular II. Rio de Janeiro: CEI, Supl. 1, 1997.
BEZERRA, A. “As Atividades em Educação Popular” IN Educação Popular II. Rio de Janeiro: CEI, Supl. 1, 1997.
CASTRO, R. Chega de Saudade. São Paulo: Cia. das Letras, 1990.
CHAUÍ, M. “Prefácio” IN De Decca, E. O Silêncio dos Vencidos São Paulo: Brasiliense, 1984.
COIMBRA, C. M. B. Produzindo Esquecimento: histórias negadas – Rio de Janeiro: UERJ, 1999, mimeogr.
__________ Guardiães da Ordem: algumas práticas psi no Brasil do “milagre” Rio de Janeiro: Oficina do Autor, 1995.
__________ Discursos Sobre Segurança Pública e Produção de Subjetividades: violência urbana e alguns de seus efeitos. São Paulo: NEV/USP, Projeto de Pós-Doutorado, 1998, mimeogr.
DUMONT, B. Um sonho Interrompido. São Paulo: Porto Calendário, 1997.
FÁVERO, O. (org.). Cultura Popular/Educação Popular: memórias dos anos 60. Rio de Janeiro: Graal, 1983.
FREIRE, P. Extensão ou Comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.
_________ Educação como Prática de Liberdade Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.
_________ Pedagogia do Oprimido Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.
GAGNEBÍN, J. M. Walter Benjamin: os Cacos da História São Paulo: Brasiliense, 1982.
GÓIS, M. – Entre o Rio e Mar Rio de Janeiro: Revan, 1996.
_________ De Pés no Chão Também se Aprende a Ler (1961-1964): uma escola democrática. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.
GUATTARI, F. e ROLNIK, S. Micropolítica: Cartografias do Desejo. Rio de Janeiro: Vozes, 1986.
HOLLANDA, H. B. Impressões de Viagem: CPC, Vanguarda, Desbunde – 1960-1970. São Paulo: Brasiliense, 1981.
JULIÃO, F. Que São as Ligas Camponesas? Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1962.
KREUTZ, L Os Movimentos de Educação Popular no Brasil de 1961-1964 Rio de Janeiro: FGV, Dissertação de Mestrado, 1973.
MACIEL, L. C. Anos 60. P. A., L&PM, 1987.
MEYER, C. dos S. Inquérito Policial Militar Realizado no Programa Nacional de Alfabetização e no Movimento de Cultura Popular/ Relatório – Rio de Janeiro: MEC, 1965, mimeogr.
MOTTA, N – Noites Tropicais Rio de Janeiro: Objetiva, 2000.
PAIVA, V. Educação Popular e Educação de Adultos – contribuição a história de educação no Brasil. São Paulo: Temas Brasileiros 2, 1973.
PEIXOTO, F. O Melhor Teatro do CPC da UNE São Paulo: Global, 1989.
RIBEIRO, A. P. G. “Fim de um Ano: Tempo de Rememorar” IN FAUSTO NETO, A. E e PINTO, M. J. (orgs.). O Indivíduo e as Mídias. Rio de Janeiro: Diadorim, 1996.
SANTOS, M. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.
SODRÉ, N. W. A Verdade Sobre o ISEB. Rio de Janeiro: Avenir, 1978.
SOUZA, D. e CHAVES, D. (orgs.) – Nossa Paixão Era Inventar um Novo Tempo. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1999.
VAN DER POEL, M. S. Alfabetização de Adultos: o sistema Paulo Freire – Estudo de caso num presídio. Rio de Janeiro: Vozes, 1981.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Cecília Maria Bouças Coimbra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.