Educação e diversidade sexual: um estudo das representações sociais de docentes acerca da diversidade sexual em contexto escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2024.v17.a54788

Palavras-chave:

educação sexual, diversidade sexual, representações sociais

Resumo

Este artigo é o recorte de uma tese de Doutorado em Ciências com enfoque em Educação. O estudo explicativo, qualitativo foi desenvolvido ao longo dos anos 2018 a 2021 tendo como corpus de análise o conjunto de trinta entrevistas com docentes do ensino fundamental. A pesquisa teve como ancoragem teórico-metodológica a Teoria das Representações Sociais, de Serge Moscovici (2015) e a Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin (2016). O presente texto expõe a metodologia empregada na pesquisa, sua organização e a síntese dos resultados. Contrariando especulações de que professores estariam difundindo a chamada “ideologia de gênero” e por meio dela colocando em risco padrões “normais” de sexualidade, gênero e da família tradicional, os resultados revelaram que o grupo estudado é, em verdade, conservador, fundamentalista religioso e evita abordar a temática da diversidade sexual em aulas e demais ações pedagógicas. O silenciamento em torno desta temática decorre da precária formação docente, mas também por conta do medo de sofrer represálias de familiares dos estudantes, da gestão escolar ou dos governos.

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Biografia do Autor

Douglas Paulino Barreiros, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, Guarulhos, SP, Brasil

Graduação em Letras pela Faculdade de Jandaia do Sul (2000) Graduação em Pedagogia pelo Instituto Pedagógico Brasileiro (2023); Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes (2019). Especialização em Ensino de Filosofia pela UNIFESP (2019); Mestrado em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP(2008). Doutorado em Ciências com ênfase em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência pela UNIFESP (2021); Pós-doutorado em Educação pela UNIFESP (2023). Atualmente é Vice-Diretor Escolar na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Área de interesse: Estudos de Gênero, Sexualidade, Diversidade Sexual, Estudos Queer.

José Roberto da Silva Brêtas , Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, SP, Brasil

Este artigo é o recorte de uma tese de Doutorado em Ciências com enfoque em Educação. O estudo explicativo, qualitativo foi desenvolvido ao longo dos anos 2018 a 2021 tendo como corpus de análise o conjunto de trinta entrevistas com docentes do ensino fundamental. A pesquisa teve como ancoragem teórico-metodológica a Teoria das Representações Sociais, de Serge Moscovici (2015) e a Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin (2016). O presente texto expõe a metodologia empregada na pesquisa, sua organização e a síntese dos resultados. Contrariando especulações de que professores estariam difundindo a chamada “ideologia de gênero” e por meio dela colocando em risco padrões “normais” de sexualidade, gênero e da família tradicional, os resultados revelaram que o grupo estudado é, em verdade, conservador, fundamentalista religioso e evita abordar a temática da diversidade sexual em aulas e demais ações pedagógicas. O silenciamento em torno desta temática decorre da precária formação docente, mas também por conta do medo de sofrer represálias de familiares dos estudantes, da gestão escolar ou dos governos.

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Publicado

2024-11-22

Como Citar

Barreiros, D. P., & Brêtas , J. R. da S. (2024). Educação e diversidade sexual: um estudo das representações sociais de docentes acerca da diversidade sexual em contexto escolar. Ensino, Saúde E Ambiente, 17, Publicado em 22/11/2024. https://doi.org/10.22409/resa2024.v17.a54788

Edição

Seção

Artigos