Serviços ecossistêmicos e a água: uma abordagem para o ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2024.v17.a57872

Palavras-chave:

serviços hidrológicos, engenharia ambiental, diretrizes curriculares, serviços ecossistêmicos, estratégias de ensino

Resumo

Os conceitos de serviços ecossistêmicos (SE) podem oferecer uma abordagem valiosa para fundamentar argumentos em torno da tomada de decisão na gestão dos problemas ambientais. Apesar do crescente interesse pelo tema, a inserção desses conceitos para o ensino superior tem sido escassa pela falta de percepção da importância desses conteúdos para a formação de engenheiros. O objetivo deste trabalho foi pesquisar junto aos projetos pedagógicos dos cursos de Engenharia Ambiental da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, a forma como os currículos contemplam os conteúdos relacionados aos SE associados à água. O levantamento identificou 35 unidades curriculares afetas ao tema. A partir disso, utilizando referências da literatura especializada, foram sugeridas abordagens que auxiliam o docente na inserção dos SE na estrutura dos conteúdos identificados, por meio de uma visão mais integrada na formação de engenheiros. Paralelamente, a abordagem proposta vem ao encontro dos objetivos das novas diretrizes curriculares nacionais para os cursos de engenharia.

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Biografia do Autor

Carla Daniela Câmara, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, PR, Brasil

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual de Londrina (1995), mestrado em Ciências Florestais pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo (2004). Tem experiência em Hidrologia Florestal, área na qual atuou como consultora no Programa de Monitoramento Ambiental em Microbacias do Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (1999 a 2007) e como pesquisadora do Instituto Florestal (2007 a 2009). Atualmente é professora associada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Atua na área de Manejo de Recursos Naturais com ênfase nos seguintes temas: Restauração Florestal, Áreas Verdes Urbanas.

Eduardo Borges Lied, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, PR, Brasil

Graduado em Engenharia Ambiental pela Uniamérica (2009). Mestrado (2012) e Doutorado (2018) em Engenharia Química pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, com área de concentração em Desenvolvimento de Processos. Professor Adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Medianeira. Docente e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) da UTFPR, Câmpus Curitiba. Tem experiência no desenvolvimento de materiais funcionais, com ênfase em coatings antimicrobianos e fotocatalíticos. Já atuou nos seguintes temas: controle ecotoxicológico de efluentes, processo físico-químico e simulação fluidodinâmica.

Maria do Carmo Calijuri, Universidade de São Paulo, São Carlos, SP, Brasil

Possui graduação em Ciências Biológicas (1982), Licenciatura e Bacharelado, e Mestrado em Ecologia e Recursos Naturais (1985) pela Universidade Federal de São Carlos, doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento (1988) e Livre-Docência (1999) pela Universidade de São Paulo. É professora da Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, desde 1989 e Professora Titular, na mesma Instituição desde 2004. Bolsista de Pesquisa do CNPq desde 1990, tem experiência na área de Ecologia Aquática atuando, principalmente, nos seguintes temas: áreas alagadas, rios, manejo de reservatórios com vistas à resiliência e sustentabilidade de recursos hídricos; e, cultivo e utilização de microrganismos objetivando bioprodutos e tratamento de efluentes. Participou e coordenou vários projetos de pesquisas, inclusive 3 projetos temáticos da FAPESP. Formou 34 Doutores e 44 Mestres, 11 supervisões de pós-doutorado, além de bolsistas de Iniciação Científica. Publicou 8 livros e vários artigos em níveis nacional e internacional. Exerceu a função de Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Hidráulica e Saneamento (2001 a 2006), Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental (1995 a 2000) e Presidente da Comissão de Pós-Graduação da Escola de Engenharia de São Carlos/USP (2002 a 2007). Foi membro da Câmara de Normas e Recursos e do Conselho de Pós-Graduação - CoPGr/USP (2002 a 2007) e presidente e vice presidente da Comissão de Ética da Universidade de São Paulo (2014 a 2018). Foi diretora da Escola de Engenharia de São Carlos/USP de fevereiro/2007 a fevereiro/2011.

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Publicado

2024-12-22

Como Citar

Câmara, C. D., Lied, E. B., & Calijuri, M. do C. (2024). Serviços ecossistêmicos e a água: uma abordagem para o ensino superior. Ensino, Saúde E Ambiente, 17, Publicado em 22/12/2024. https://doi.org/10.22409/resa2024.v17.a57872

Edição

Seção

Artigos