Guia de macroalgas para o ensino de botânica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2023.v16.a59539

Palavras-chave:

ensino de biologia, ensino de botânica, ciências biológicas, aula prática de campo, aula de algas

Resumo

O planejamento, realização e avaliação de aulas práticas em costões rochosos em praias marinhas da costa brasileira é uma atividade didática difícil aos docentes que têm de ministrar essa ação pedagógica quando se trata de abordar o conteúdo botânico. A formulação e validação de guias taxonômicos fotográficos da flora marinha pode facilitar o trabalho pedagógico do docente. Os objetivos principais do artigo são: a) apresentar o "Guia de Algas Verdes (Clorófitas), Pardas (Ocrófitas) e Vermelhas (Rodófitas) do Saco de Dois Rios, Ilha Grande, Rio de Janeiro Brasil"; b) validar o guia com alunos da disciplina obrigatória de Biodiversidade Vegetal I do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; c) avaliar sua adequação didática. O guia é portátil, submersível e foi impresso sobre uma placa de PVC com 29 cm de comprimento, 20,9 cm de largura e 0,2 cm de espessura. Possui 48 ilustrações coloridas: 10 Ocrófitas, 11 Clorófitas e 27 Rodófitas. Alunos com 19-21 anos, do bacharelado (66%) aprovaram o guia com diferença significativa (a<1%) das observações favoráveis (76%). O guia testado mostrou-se um apoio didático adequado sobre o conteúdo de macroalgas para adoção nas aulas práticas em costões rochosos de praias marinhas e estuarinas.

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Biografia do Autor

Alexandre de Gusmão Pedrini, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Biólogo. Mestre e Doutor. Professor Associado (Aposentado) do Departamento de Biologia Vegetal,
Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Professor
Colaborador no Programa de Mestrado em Formação em Ciências para Professores da Universidade
Federal do Rio de Janeiro.

Patricia Domingos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Bióloga. Mestre e Doutora. Professora Associada do Departamento de Biologia Vegetal, Instituto de
Biologia Roberto Alcântara Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; E-Mail:
patvitesse@gmail.com.

Marcelo Manzi Marinho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Biólogo. Mestre e Doutor. Professor Associado do Departamento de Biologia Vegetal, Instituto de
Biologia Roberto Alcântara Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Daniel Shimada Brotto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Biólogo. Mestre e Doutor com proficiência em ecossistemas aquáticos. Pesquisador. Ex-Professor
universitário (Universidade Veiga de Almeida), Guia de turismo cadastrado.

Gabriel Guarino, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Professor de Ciências e Biologia. Foi Bolsista de Estágio Interno Complementar da Pró-Reitoria de
Graduação da UERJ. Ex-Estagiário do Departamento de Biologia Vegetal, Instituto de Biologia Roberto
Alcântara Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

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Publicado

2023-11-11

Como Citar

Pedrini, A. de G., Domingos, P., Marinho, M. M., Brotto, D. S., & Guarino, G. . (2023). Guia de macroalgas para o ensino de botânica. Ensino, Saúde E Ambiente, 16, Publicado em 11/11/2023. https://doi.org/10.22409/resa2023.v16.a59539

Edição

Seção

Artigos