A SAÚDE E O AMBIENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS: VIESES NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Lucile Daniel Moreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Nilópolis, RJ
  • Maylta Brandão dos Anjos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Nilópolis, RJ
  • Giselle Rôças Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Nilópolis, RJ
  • Sheila Pressentin Cardoso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Nilópolis, RJ

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2013.v6i1.a21004

Resumo

O livro didático atua como um dos principais meios de propagação de ideologias na escola, possibilitando discussões e debates sobre diferentes temáticas. Permite a construção de um diálogo entre o tema central e secundários que se imbricam à discussão ou ao tema. Este recurso didático permite um trabalho com valores e representação do fazer cotidiano, tornando-se ferramenta relevante para o ensino de ciências. Nesse aspecto, a pesquisa teve como objetivo analisar como as temáticas - saúde e ambiente – são apresentadas nos diferentes livros do PNLEM de disciplinas que tangenciam o ensino de ciências, doados às escolas públicas de ensino médio de Nilópolis. O principal objetivo foi analisar alguns aspectos do livro didático, cujos resultados serviram de base para a discussão das práticas pedagógicas que orientam a inserção dos temas saúde e ambiente como vieses no ensino de ciências no currículo das escolas públicas de ensino médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##submission.downloads##

Como Citar

Moreira, L. D., dos Anjos, M. B., Rôças, G., & Cardoso, S. P. (2013). A SAÚDE E O AMBIENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS: VIESES NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Ensino, Saude E Ambiente, 6(1). https://doi.org/10.22409/resa2013.v6i1.a21004

Edição

Secção

Artigos

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>