Uma Proposta para o ensino de pilhas em turmas de ensino médio mediada pela aprendizagem baseada em projetos

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DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i3.a29120

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo investigar as potencialidades e dificuldades da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) como metodologia principal para a aprendizagem de conteúdos relativos à eletroquímica de pilhas e baterias, para turmas de Ensino Médio, ancorada na abordagem CTS. O tema centralizador e interdisciplinar escolhido como guia condutor para o desenvolvimento dos projetos pelos estudantes foi a questão ambiental proveniente do descarte inadequado e/ou ineficiente de pilhas e baterias. O trabalho foi orientado e acompanhado a partir de aulas presenciais e do ambiente virtual EDMODO, tendo como resultados maior dinamismo das aulas teóricas, alunos mais participativos, projetos elaborados e implementados por eles, bem como um processo avaliativo mais adequado frente às avaliações tradicionais. Sendo assim, os resultados obtidos indicam que essa metodologia atende às demandas dos professores que buscam a evolução, aos poucos, da forma de ensino estritamente propedêutica, pois desenvolve conteúdos e habilidades de forma indissociável.

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Biografia do Autor

Júlia Damazio Bouzon, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/Rio de Janeiro

Ensino de Química.

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Publicado

2021-02-20

Como Citar

Bouzon, J. D., Brandão, J. B., Sasaki, D., & Silva, J. A. da. (2021). Uma Proposta para o ensino de pilhas em turmas de ensino médio mediada pela aprendizagem baseada em projetos. Ensino, Saude E Ambiente, 13(3), 320-337. https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i3.a29120

Edição

Seção

Artigos