Lesbianidades e a formação acadêmica em psicologia no interior do Estado do Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i2.a54888

Palavras-chave:

lesbianidades, psicologia, psicologia social, ética, formação acadêmica

Resumo

Esta narrativa tem como objetivo abordar a problemática da escassez de pesquisas, estudos, disciplinas e abordagens sobre as especificidades das demandas de mulheres lésbicas e seus modos de subjetivação na formação em Psicologia, discutindo os impactos éticos desse contexto sob as práticas psi. Ademais, propõe discutir a (falta de) políticas públicas que garantam o direito dessas mulheres. Para tal, por meio da escrita implicada, trago experiências pessoais enquanto graduanda lésbica em Psicologia na Universidade Federal Fluminense no Campus Universitário de Rio das Ostras, localizada no interior do estado do Rio de Janeiro. Além disso, são utilizadas referências bibliográficas a fim de embasar teoricamente as discussões. Assim, é feita uma narrativa acerca do silenciamento na academia sobre a vivência lésbica e seus modos de subjetivação e os efeitos na prática do psicólogo, de forma a provocar reflexões e (des)construções de conhecimentos e saberes e promover uma construção coletiva de uma profissão e formação acadêmica ética, não neutra, científica e comprometida com as mulheres lésbicas.

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Biografia do Autor

Mariana de Castro Moreira, Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, RJ

Professora adjunta no Curso de Psicologia da Universidade Federal Fluminense - UFF/Rio das Ostras. Áreas de interesse: Psicologia, Educação e processos de construção de conhecimentos. Movimentos Sociais, Organizações da Sociedade Civil e Políticas Públicas. Possui doutorado (2014) e mestrado (2000) em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialização em Psicologia Social (Aprovada no concurso do Conselho Federal de Psicologia, 2012). Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (PIGEAD/UFF, 2016). Graduação em Psicologia pela UFRJ (1997). Possui experiência docente no Ensino Superior desde 1999 e em pesquisa desde 1994. Foi professora substituta do Departamento de Psicologia Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) nas disciplinas Psicologia Escolar, Psicologia aplicada à Educação, Psicologia Social e Psicologia Social Comunitária, Pesquisa intervenção. Possui experiência na gestão de projetos sociais e educativos junto a Organizações da Sociedade Civil desde 1991. Participou de diversos conselhos formuladores de Políticas Públicas. É autora de artigos e livros publicados nas áreas de atuação. Atualmente é membro do GT Tecnologias, subjetividades, políticas e escritas de pesquisa da Associação de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP) e associada à ABRAPSO (Associação Brasileira de Psicologia Social). Fez parte da diretoria nacional da ABRAPSO entre 1999/2000.

Mariana Souza de Pão, Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, RJ

Gaduanda do curso de Psicologia na Universidade Federal Fluminense (UFF) no Campus Universitário de Rio das Ostras/RJ. 

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Publicado

2022-12-13

Como Citar

Moreira, M. de C., & Pão, M. S. de. (2022). Lesbianidades e a formação acadêmica em psicologia no interior do Estado do Rio de Janeiro . Ensino, Saude E Ambiente, 15(2), 333-347. https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i2.a54888

Edição

Seção

Artigos