Escola, professor e autoridade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v32_i-esp/38849

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizabeth Tunes, Universidade de Brasília, Brasília, DF / Centro Universitário de Brasília, Brasília, DF

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília, mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é pesquisador associado da Universidade de Brasília e professora do Centro Universitário de Brasília. Sua atividade de pesquisa focaliza, principalmente, os seguintes temas: conhecimento científico e conhecimento escolar, relação professor-aluno, aprendizagem e desenvolvimento, desenvolvimento psicológico atípico e deficiência mental, processos de escolarização e o significado social da escola.

Zoia Ribeiro Prestes (Organizadoras), Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ

Sou a Professora Zoia Prestes. Estou e sempre estarei ao lado daqueles que lutam pela justiça social no Brasil e no mundo, sou admiradora de Paulo Freire, Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira, além de Lev Vigotski, é claro. Admiro a arte, gosto, em especial, de música e de cantar, principalmente, a Internacional. Sou filha de Luiz Carlos Prestes e de Maria Prestes, vivi exilada, durante a ditadura militar que se instalou no Brasil em 1964, com meus pais na União Soviética e foi lá, em Moscou que me graduei e me tornei Mestre em Pedagogia e Psicologia Pré-Escolar pela Universidade Estatal de Pedagogia de Moscou. Tornei-me Doutora em Educação pela Universidade de Brasília, orientada pela Professora Elizabeth Tunes, que hoje é uma grande amiga. Trabalho como professora na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense e como professora colaboradora no curso de Pós-graduação em Psicologia do Centro Universitário de Brasília. Empreendo esforços para desenvolver pesquisas na área de Educação, Psicologia e Desenvolvimento da criança com base na teoria histórico-cultural. Traduzo do russo para o português e já publiquei no Brasil alguns livros e textos que são resultado desse trabalho.

Referências

RIO DE JANEIRO. ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Projeto de Lei nº 3.188/2017. O Poder Executivo poderá transformar escola da rede estadual de educação em colégio militar, no âmbito do Estado do Rio de Janeiro. Disponível em: encurtador.com.br/jDYZ3. Acesso em: 20 jun. 2020.

MAKARENKO, Anton Semionovitch. Metodika organizatsii vospitatelnogo protsessa [Metodologia de organização do processo educativo]. In: GREBENSCHIKOVA, Elizaveta Anatolievna et al. Istoria sovetskoi dochkolnoi pedagoguiki. Rhrestomatia. [História da educação pré-escolas soviética. Coletânea]. Moskva: Prosveschenie, 1980.

Downloads

Publicado

2020-06-30

Como Citar

TUNES, E.; PRESTES (ORGANIZADORAS), Z. R. Escola, professor e autoridade. Fractal: Revista de Psicologia, v. 32, n. esp, p. 183-184, 30 jun. 2020.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)