A autoridade do professor na sociedade escolarizada
DOI:
https://doi.org/10.22409/1984-0292/v32_i-esp/38850Palavras-chave:
educação, autoridade, escolarizaçãoResumo
O presente artigo tem como finalidade examinar como a consolidação da mentalidade escolarizada articula-se ao fracasso da escola. Parte-se de uma breve caracterização do momento histórico de nascimento da escola, há aproximadamente oitocentos anos, até chegar-se à era da industrialização, há cerca de duzentos anos, quando começa a desenvolver-se o que se denomina, na literatura, de mentalidade escolarizada. Após caracterizar, brevemente, essa mentalidade, são apresentados argumentos visando demonstrar de que modo isso contribuiu para o fracasso da escola, minando a autoridade do professor e gerando a possibilidade de emergência da escola militarizada. Conclui-se que a perseverança no mito da escolarização por meio da difusão da ideia de que a crise da educação é de caráter técnico conduz a iniciativas de intensificação de formas de avaliação do processo de ensino-aprendizagem e à militarização das escolas como forma de conter a violência. O mito da escolarização é um aliado importante do ideal de controle social da aprendizagem.
Downloads
Referências
ALFANO, Bruno. Deputado do Rio quer testar se professor usa drogas ilícitas a cada três meses. O Globo [online]. 1 out. 2019. Disponível em: https://extra.globo.com/noticias/educacao/deputado-do-rio-quer-testar-se-professor-usa-drogas-ilicitas-cada-tres-meses-23986121.html. Acesso em: 24 out. 2019.
ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. Tradução de Mauro W. Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 2005.
FLUSSER, Vilém. O universo das imagens técnicas: elogio da superficialidade. São Paulo: Anablume, 2008.
FREIRE, Paulo. Conscientização – teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento do Paulo Freire. São Paulo: Cortez e Moraes, 1979.
HUGO DE SÃO VÍTOR. Didascálicon: da arte de ler. Tradução de Antonio Marchionni. Petrópolis: Vozes, 2001.
ILLICH, Ivan. Celebração da consciência. Tradução de Heloysa de Lima Dantas. Petrópolis: Vozes, 1975.
ILLICH, Ivan. Sociedade sem escolas. Tradução de Lúcia M. Endlich Orth. Petrópolis: Vozes, 1979.
ILLICH, Ivan. Na ilha do alfabeto. In: ILLICH, Ivan et al. Educação e liberdade. Tradução de Nelson Canabarro. São Paulo: Imaginário, 1990. p. 11-35.
ILLICH, Ivan. En el viñedo del texto – Etología de la lectura: um comentario al “Didascalicon” de Hugo de San Víctor. Tradução de Marta I. González Garcia. México: Fondo de Cultura Econômica, 2002.
RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Tradução de Lílian do Valle. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
RISTUM, Marilena. O conceito de violência de professoras do ensino fundamental. 2001. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2001.
RISTUM, Marilena. Violência na escola, da escola e contra a escola. In: ASSIS, Simone Gonçalves de; CONSTANTINO, Patrícia; AVANCI, Joviana Quintes (Org.). Impactos da violência na escola: um diálogo com professores [online]. Rio de Janeiro: Ministério da Educação/ Editora FIOCRUZ, 2010. p. 65-93. Disponível em: http://books.scielo.org/id/szv5t/pdf/assis-9788575413302-05.pdf. Acesso em: 15 out. 2018.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL. Portaria Conjunta no 01, de 31 de janeiro de 2019. Disponível em: http://www.se.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2019/02/portaria-conjunta-gestao-compartilhada_07fev19.pdf. Acesso em: 12 jun. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Na medida do possível segundo a lei, a Fractal: Revista de Psicologia renunciou a todos os direitos autorais e direitos conexos às Listas de referência em artigos de pesquisa. Este trabalho é publicado em: Brasil.
To the extent possible under law, Fractal: Revista de Psicologia has waived all copyright and related or neighboring rights to Reference lists in research articles. This work is published from: Brasil.