Percepção do professor como autoridade pelos estudantes
DOI:
https://doi.org/10.22409/1984-0292/v32_i-esp/38884Palavras-chave:
abordagem histórico-cultural, comportamento divergente, autoridade do professor.Resumo
No âmbito da psicologia e da pedagogia contemporâneas, não há dúvidas quanto ao fato de que a eficiência da instrução está, de algum modo, ligada à autoridade do professor. O presente artigo aborda o problema da percepção da autoridade do professor pelos estudantes. É assumido o ponto de vista de que, para que os estudantes possam se relacionar com o professor como autoridade, é preciso que eles desenvolvam uma determinada maturidade psicológica. Crianças e adolescentes com comportamento divergente não apresentam essa maturidade. Por isso, na psicologia russa, elas eram denominadas de crianças difíceis de educar, uma vez que a influência pedagógica tradicional que lhes era dirigida não produzia o resultado desejado. Considera-se que, nos adolescentes, os problemas ligados à autoridade têm duas origens: as dificuldades no desenvolvimento da relação de convivência e as dificuldades nas atividades de brincar e jogar. Entende-se que o caminho para a resolução desses problemas psicológicos pode encontrar-se na correção dessas esferas.
Downloads
Referências
ANDRIADI, Irina Petrovna. Osnovi pedagoguitcheskogo masterstva: Utchebnik. [Bases da maestria pedagógica: Livro de estudo]. Mosckva: [s.n.], 2016.
ARTIOMOVA, Viktoria. Psirhologuitcheskie osobennosti utchaschirhsia, sistematitcheski naruchaiuschirh utchebnuiu distsiplinu [As peculiaridades psicológicas dos estudantes que sistematicamente transgridem a disciplina escolar]. Moskva: RGGU, Institut L. S. Vigotskogo, 2016.
ISSAIEV, Ilia Fiodorovitch. Professionalno-pedagoguitcheskaia kultura prepodavatielia [A cultura profissional e pedagógica do professor]. Moskva: Izdatelski tsentr “Academia”, 2002.
KARANDACHEV, Viktor Nikolaievitch. Metodika Chvartsa dlia izutchenia tsennostei litchnosti: kontseptsia i metoditcheskoie rukovodstvo [O método de Chvarts para o estudo da personalidade: concepção e orientação metodológica]. Sankt-Peterburg: Retch, 2004.
KONDRATIEV, Mirrail Iurievitch. Vzaimosviaz avtoriteta litchnosti i avtoriteta roli utchitelia [Interrelação entre a autoridade da personalidade e a autoridade do professor]. Voprosi Psirhologuii, n. 2, p. 99, 1987.
KRAVTSOV, Guennadi; KRAVTSOVA, Elena. Prirhologuia igri: kulturno-istoritcheski podrhod [Psicologia da brincadeira e do jogo: a abordagem histórico-cultural]. Moskva: Lev, 2017.
KRAVTSOV, Oleg. Sobre o comportamento divergente no contexto da abordagem histórico-cultural. Revista Teoria e Prática da Educação, Maringá, v. 22, n. 1, p. 64-72, 2019. https://doi.org/10.4025/tpe.v22i1.47431
KRAVTSOVA, Elena. Psirhologuitcheskie problemi gotovnosti detei k obutcheniu v chkole [Problemas psicológicos da prontidão das crianças para a instrução na escola]. Moskva: Pedagoguika, 1991.
LEITES, Natan Semionovitch. Vozrastnaia odarionnost i individualnie razlitchia [O talento etário e as diferenças individuais]. Moskva e Voronej: Izadtelstvo Institut praktitcheskoi psirhologuii e NPO MODEK, 1997.
MIRONOVA, Elena. (Org.). Metodika izutchenia frustratsionnirh reaktsi S. Rozentsvega [Metodologia de estudo das reações de frustração de S. Rozentsveg]. Minsk: Jenski institut ENVILA, 2006.
PERELIGUIN, Vladimir Ivanovitch. Otnochenie k “sebie” i k “druguim” u podrostkov (na primere issledovania podrostkov iz sotsialno-reabilitatsionnogo priiuta) [A relação “consigo” e “com os outros” em adolescentes (no exemplo do estudo de adolescentes do abrigo sócio-educativo]. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Psicologia de L. S. Vigotski, Moskva: RGGU, 2011.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Razvitie vischirh psirritcheskirh funktsi [Desenvolvimento das funções psíquicas superiores]. Moskva: Academia Pedagoguitcheskirh Nauk, 1960.
ZARRAROVA, Irina; STRIUKOVA, Galina. Semantitcheski differentsial kak metod diagnostiquei vospriatia utchaschimisia pedagoga [O diferencial semântico como método de diagnóstico da percepção do pedagogo pelos estudantes]. Psirhologuitcheskaia nauka i obrazovanie, n. 3-4, p. 30-35,1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Na medida do possível segundo a lei, a Fractal: Revista de Psicologia renunciou a todos os direitos autorais e direitos conexos às Listas de referência em artigos de pesquisa. Este trabalho é publicado em: Brasil.
To the extent possible under law, Fractal: Revista de Psicologia has waived all copyright and related or neighboring rights to Reference lists in research articles. This work is published from: Brasil.