Percepção do professor como autoridade pelos estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v32_i-esp/38884

Palavras-chave:

abordagem histórico-cultural, comportamento divergente, autoridade do professor.

Resumo

No âmbito da psicologia e da pedagogia contemporâneas, não há dúvidas quanto ao fato de que a eficiência da instrução está, de algum modo, ligada à autoridade do professor. O presente artigo aborda o problema da percepção da autoridade do professor pelos estudantes. É assumido o ponto de vista de que, para que os estudantes possam se relacionar com o professor como autoridade, é preciso que eles desenvolvam uma determinada maturidade psicológica. Crianças e adolescentes com comportamento divergente não apresentam essa maturidade. Por isso, na psicologia russa, elas eram denominadas de crianças difíceis de educar, uma vez que a influência pedagógica tradicional que lhes era dirigida não produzia o resultado desejado. Considera-se que, nos adolescentes, os problemas ligados à autoridade têm duas origens: as dificuldades no desenvolvimento da relação de convivência e as dificuldades nas atividades de brincar e jogar. Entende-se que o caminho para a resolução desses problemas psicológicos pode encontrar-se na correção dessas esferas.

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Biografia do Autor

Oleg Kravtsov, Universidade do Ministério de Assuntos Internos da Federação Russa, Moscou

Doutor em Psicologia (2008), professor da cátedra e psicologia da personalidade da Faculdade de Psicologia do Instituto L. S. Vigotski da Universidade Russa de Humanidades. Seus estudos têm como foco a psicologia jurídica e sua atuação científica está relacionada à psicologia. É professor de Psicologia na Universidade Russa de Humanidades desde 2009, lecionando as seguintes disciplinas: Criminologia, Direito e processo criminal, Métodos de diagnóstico psicológico na psicologia jurídica. É autor de mais de 10 trabalhos científicos.

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Publicado

2020-06-30

Como Citar

KRAVTSOV, O. Percepção do professor como autoridade pelos estudantes. Fractal: Revista de Psicologia, v. 32, n. esp, p. 204-209, 30 jun. 2020.

Edição

Seção

Dossiê O professor sem voz: tensões na escola contemporânea e desafios para a psicologia