Formação contínua de professores e a teoria histórico-cultural na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.22409/1984-0292/v32_i-esp/41036Palavras-chave:
Teoria Histórico-Cultural, formação contínua, professoresResumo
Neste texto apresentamos trabalhos realizados sobre a formação contínua de professores da educação infantil junto às secretarias municipais de Educação em diferentes regiões do Estado do Paraná no período de 2002 a 2016. Testemunhamos os desafios cotidianos de equipes pedagógicas e professores e consideramos que um dos elementos que contribuem para a fragilidade do trabalho pedagógico ocorre em função da constituição da formação contínua de professores não ser de fato contínua, como propõe a legislação educacional. Estudos e trabalhos por nós desenvolvidos, em uma década e meia, centram-se nas elaborações clássicas e contemporâneas da Teoria Histórico-Cultural, que defende a possibilidade de máximo desenvolvimento intelectual e que permite reafirmar a necessidade de organização do ensino tendo por base as máximas elaborações humanas da ciência e da arte. Como resultado dos trabalhos, temos o êxito de alguns municípios, equipes pedagógicas e professores, profissionais que desenvolveram o sentimento de pertencimento e apropriação de riquezas humanas e reconhecem-se como protagonistas do processo histórico, possibilitando que as crianças, de igual modo, tornem-se participantes altivos de suas histórias individuais e coletivas.
Downloads
Referências
BLAGONADEZHINA, Liubov. Las emociones y los sentimientos. In: SMIRNOV, A. A. et al. (Org.). Psicologia. Tradução de Florencio Villa Landa. 3. ed. México: Grijalbo, 1969. p. 355-381.
BRASIL. Congresso Nacional. Câmara dos Deputados. Comissão de Orçamento aprova recursos para emissão de passaportes. Agência Câmara Notícias, Brasília, 4 jul. 2017. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/ADMINISTRACAO-PUBLICA/537369-COMISSAO-DE-ORCAMENTO-APROVA-RECURSOS-PARA-EMISSAO-DE-PASSAPORTES.html. Acesso em: 5 jul. 2017.
BRECHT, Bertold. Histórias do Senhor Keuner. Lisboa: Hiena, 1993.
CHAVES, Marta. Práticas educativas e formação em serviço: reflexões e desafios que se apresentam aos profissionais da infância. In: RODRIGUES, E.; ROSIN, S. M. (Org.). Infância e práticas educativas. Maringá: Eduem, 2007. p. 175-186.
CHAVES, Marta. A formação e a educação da criança pequena: os estudos de Vigotski sobre a arte e suas contribuições às práticas pedagógicas para as instituições de educação infantil. 2011. Tese (Pós-Doutorado) - Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araraquara, SP, 2011.
CHAVES, Marta. Leontiev e Blagonadezhina: estudos e reflexões para considerar a organização do tempo e do espaço na educação infantil. Revista Teoria e Prática da Educação, Maringá, v. 17, n. 3, p. 81-91, set./dez. 2014. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/28210/pdf_71. Acesso em: 12 dez. 2019.
CHAVES, Marta. Colcha “Roda de Conversa”. In: CHAVES, Marta et al. (Org.). Teoria Histórico-Cultural e realização de intervenções pedagógicas humanizadoras: conquistas de professores e crianças na Educação Infantil. Maringá: Programa Interdisciplinar de Estudos de Populações, Laboratório de Arqueologia, Etnologia e Etno-História, 2016a. p. 58-66.
CHAVES, Marta. Formação continuada de professores: possibilidades de intervenções pedagógicas e realizações humanizadoras. In: CHAVES, Marta et al. Teoria Histórico-Cultural e realização de intervenções pedagógicas humanizadoras: conquistas de professores e crianças na Educação Infantil. Maringá: Programa Interdisciplinar de Estudos de Populações, Laboratório de Arqueologia, Etnologia e Etno-História, 2016b. p. 17-27.
LEONTIEV, Aleksei. O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Moraes, 1978.
MÉSZÁROS, István. A Educação para além do Capital. 2. ed. Tradução de Isa Tavares. São Paulo: Boitempo, 2008.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação. Orientações pedagógicas da educação infantil: estudos e reflexões para organização do trabalho pedagógico. 2. ed. Curitiba: SEED, 2015a. v. 1
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação. Orientações pedagógicas da educação infantil: estudos e reflexões para organização do trabalho pedagógico. 2. ed. Curitiba: SEED, 2015b. v. 2.
PRESTES, Zoia. Quando não é quase a mesma coisa: traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2012.
STEIN, Vinícius. Formação artística e estética de professores e crianças: desenvolvimento da criação com as artes visuais na educação infantil. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2019.
TUNES, Elizabeth; PRESTES, Zoia. Apontamentos sobre educação de bebês e de crianças pequenas. Teoria e Prática da Educação, v. 22, n. 1, p. 32-43, jan./abr. 2019. https://doi.org/10.4025/tpe.v22i1.47427
UNICEF. Fundo das Nações Unidas para Infância. Situação mundial da infância 2016: oportunidades justas para cada criança. Brasília: Unicef, 2016. Disponível em: https://criancaeconsumo.org.br/biblioteca/situacao-mundial-da-infancia-2016-oportunidades-justas-para-cada-crianca/. Acesso em: 16 out. 2019.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Imaginação e criação na infância: ensaio pedagógico: livro para professores. Tradução de Zoia Prestes. São Paulo: Ática, 2009.
VINHA, Márcia Pileggi; WELCMAN, Max. Quarta aula: a questão do meio na pedologia, Lev Semionovich Vigotski. Psicologia USP, São Paulo, v. 21, n. 4, p. 681-701, 2010. https://doi.org/10.1590/S0103-65642010000400003
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Na medida do possível segundo a lei, a Fractal: Revista de Psicologia renunciou a todos os direitos autorais e direitos conexos às Listas de referência em artigos de pesquisa. Este trabalho é publicado em: Brasil.
To the extent possible under law, Fractal: Revista de Psicologia has waived all copyright and related or neighboring rights to Reference lists in research articles. This work is published from: Brasil.