Reflexões sobre fatos e fe(i)tiches no estudo das religiões

Autores

  • Ricardo Vieiralves-Castro Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Maria Clara Rebel Araújo Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Psicologia Social, Religião, Simetria, Santo Daime

Resumo

Trata-se de um estudo teórico sobre o pensamento do cientista humano B. Latour e sua crítica à visão moderna sobre as religiões. Procuramos aqui discutir o conceito de simetria relacionado ao estudo das experiências religiosas, abordando especificamente a doutrina do Santo Daime, religião brasileira que utiliza um chá psicoativo em seus rituais. Relacionamos Latour às pesquisas sobre estados alterados de consciência do psiquiatra S. Grof. A busca de um olhar simétrico no estudo desta religião tem como objetivo a busca de novas maneiras de realizar pesquisas no âmbito da Psicologia Social, onde desenvolvemos uma dissertação sobre aspectos psicossociais da doutrina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Vieiralves-Castro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Psicólogo e Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Professor Adjunto do Instituto de Psicologia e membro do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da UERJ. É autor de vários artigos sobre as estruturas sociais brasileiras e suas relações e circulações de poder. Foi diretor do Museu da República e atualmente é Reitor da UERJ.

Maria Clara Rebel Araújo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e mestrado em Mestrado em Psicologia Social e Práticas Culturais - Pós-Graduação em Psicologia Social- UERJ (2005). Atualmente presta atendimento psicológico no Centro Paroquial D. Hélder Câmara e exerce atividade docente - Universidade Estácio de Sá. Realiza doutorado em Psicologia Social na UERJ (início em 2006).Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia social, religião, antropologia e psicologia, práticas sociais e plantas sagradas.

Publicado

2008-10-03

Como Citar

Vieiralves-Castro, R., & Araújo, M. C. R. (2008). Reflexões sobre fatos e fe(i)tiches no estudo das religiões. Fractal: Revista De Psicologia, 20(1), 27-40. Recuperado de https://periodicos.uff.br/fractal/article/view/4672