Reflexões sobre fatos e fe(i)tiches no estudo das religiões

Auteurs

  • Ricardo Vieiralves-Castro Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Maria Clara Rebel Araújo Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mots-clés:

Psicologia Social, Religião, Simetria, Santo Daime

Résumé

Trata-se de um estudo teórico sobre o pensamento do cientista humano B. Latour e sua crítica à visão moderna sobre as religiões. Procuramos aqui discutir o conceito de simetria relacionado ao estudo das experiências religiosas, abordando especificamente a doutrina do Santo Daime, religião brasileira que utiliza um chá psicoativo em seus rituais. Relacionamos Latour às pesquisas sobre estados alterados de consciência do psiquiatra S. Grof. A busca de um olhar simétrico no estudo desta religião tem como objetivo a busca de novas maneiras de realizar pesquisas no âmbito da Psicologia Social, onde desenvolvemos uma dissertação sobre aspectos psicossociais da doutrina.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Ricardo Vieiralves-Castro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Psicólogo e Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Professor Adjunto do Instituto de Psicologia e membro do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da UERJ. É autor de vários artigos sobre as estruturas sociais brasileiras e suas relações e circulações de poder. Foi diretor do Museu da República e atualmente é Reitor da UERJ.

Maria Clara Rebel Araújo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e mestrado em Mestrado em Psicologia Social e Práticas Culturais - Pós-Graduação em Psicologia Social- UERJ (2005). Atualmente presta atendimento psicológico no Centro Paroquial D. Hélder Câmara e exerce atividade docente - Universidade Estácio de Sá. Realiza doutorado em Psicologia Social na UERJ (início em 2006).Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia social, religião, antropologia e psicologia, práticas sociais e plantas sagradas.

Publiée

2008-10-03