“Lobo mau”: analisador da transversalidade entre organização do trabalho & saúde mental?

Autores

  • Fabiana Nunes Merhy-Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

“Lobo Mau”, Analisador, Transversalidade, Saúde Mental e Trabalho, Saúde do Trabalhador

Resumo

Este trabalho tem por objetivo elucidar a construção do analisador “Lobo-Mau” – expressão utilizada por alguns autores para indicar a atuação da Psicologia-nas-organizações quando atua contra a saúde-mental-dos-trabalhadores, em favor da produtividade-organizacional. Partindo de nossas implicações com as instituições Saúde-do-Trabalhador, Análise-Institucional e Psicodinâmica-do-Trabalho, tomamos a idéia de “Lobo-Mau” como um analisador da transversalidade entre Organização-do-Trabalho e  Saúde-Mental. Tal analisador permitiu-nos colocar em dia nossas implicações-institucionais com a Análise-Institucional e a Psicodinâmica-do-Trabalho; colocando-se como contra-ponto às abordagens hegemônicas em Saúde-do-Trabalhador e suas formulações-prescritas que têm servido à uma maior exploração da saúde mental do(s)  trabalhador(es).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Nunes Merhy-Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Psicóloga Clínica do Trabalho. Analista Institucional. Professora. Pesquisadora. Mestre em Saúde Coletiva- IESC-UFRJ. Doutoranda ESS-UFRJ. Membro do Projeto Transversões – ESS-UFRJ.

Publicado

2008-10-04

Como Citar

MERHY-SILVA, F. N. “Lobo mau”: analisador da transversalidade entre organização do trabalho & saúde mental?. Fractal: Revista de Psicologia, v. 20, n. 1, p. 41-64, 4 out. 2008.