Insegurança e produção de subjetividade no Brasil contemporâneo

Autores

  • Jefferson Cruz Reishoffer Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Pedro Paulo Gastalho de Bicalho Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

insegurança, produção de subjetividade, risco, controle social

Resumo

O presente artigo objetiva colocar em análise os modos de subjetivação produzidos no Brasil contemporâneo tomando como vetor analítico a questão da insegurança. Utilizaremos o conceito de produção de subjetividade de Guattari e Rolnik, articulando o contexto da insegurança pública, dentro da ordem neoliberal, com as três funções da "subjetividade capitalística" propostas pelos autores: culpabilização, segregação e infantilização. A sensação de insegurança é fortalecida por processos de subjetivação que potencializam a incerteza como principal vetor do controle social e pela repressão a determinados grupos sociais entendidos como "classes perigosas" numa sociedade que busca consolidar o regime democrático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jefferson Cruz Reishoffer, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Psicólogo, graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Pedro Paulo Gastalho de Bicalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Endereço: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Psicologia. Av. Pasteur, 250 - Pavilhão Nilton Campos - Campus Praia Vermelha - Urca. CEP: 22290-240 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil.

Publicado

2009-09-16

Como Citar

REISHOFFER, J. C.; BICALHO, P. P. G. DE. Insegurança e produção de subjetividade no Brasil contemporâneo. Fractal: Revista de Psicologia, v. 21, n. 2, p. 425-444, 16 set. 2009.

Edição

Seção

Temáticas Diversas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)