Inclusão de alunos com síndrome de Down: discursos dos professores

Autores

  • Lisiane Machado de Oliveira-Menegotto Universidade Feevale
  • Fernanda de Oliveira Martini Universidade Feevale
  • Laura Kolberg Lipp Universidade Feevale

Palavras-chave:

síndrome de Down, educação inclusiva, professor

Resumo

O artigo pretende discutir os discursos de professores da cidade de Novo Hamburgo/RS sobre a inclusão de alunos com síndrome de Down. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, contando com a participação de 19 professores de alunos com síndrome de Down de escolas regulares de Novo Hamburgo/RS. Eles foram entrevistados e seus discursos foram analisados a partir de análise de conteúdo qualitativa. Os resultados indicam que eles manifestaram sentimentos de desamparo, impotência e incompetência frente à inclusão, sobretudo, em decorrência da carência de espaços de discussão e formação sobre o assunto, apontando para possibilidades de intervenção da Psicologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lisiane Machado de Oliveira-Menegotto, Universidade Feevale

Psicóloga clínica e escolar, mestre e doutora em Psicologia do Desenvolvimento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, docente do curso de Psicologia e pesquisadora da Feevale - Novo Hamburgo/RS.

Fernanda de Oliveira Martini, Universidade Feevale

Psicóloga formada pela Feevale e voluntária no Programa de Aperfeiçoamento Científico da Feevale.

Laura Kolberg Lipp, Universidade Feevale

Psicóloga formada pela Feevale. Foi bolsista de iniciação científica da FAPERGS.

Downloads

Publicado

2010-05-01

Como Citar

OLIVEIRA-MENEGOTTO, L. M. DE; MARTINI, F. DE O.; LIPP, L. K. Inclusão de alunos com síndrome de Down: discursos dos professores. Fractal: Revista de Psicologia, v. 22, n. 1, p. 155-168, 1 maio 2010.

Edição

Seção

Artigos