Inclusão de alunos com síndrome de Down: discursos dos professores

Auteurs

  • Lisiane Machado de Oliveira-Menegotto Universidade Feevale
  • Fernanda de Oliveira Martini Universidade Feevale
  • Laura Kolberg Lipp Universidade Feevale

Mots-clés:

síndrome de Down, educação inclusiva, professor

Résumé

O artigo pretende discutir os discursos de professores da cidade de Novo Hamburgo/RS sobre a inclusão de alunos com síndrome de Down. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, contando com a participação de 19 professores de alunos com síndrome de Down de escolas regulares de Novo Hamburgo/RS. Eles foram entrevistados e seus discursos foram analisados a partir de análise de conteúdo qualitativa. Os resultados indicam que eles manifestaram sentimentos de desamparo, impotência e incompetência frente à inclusão, sobretudo, em decorrência da carência de espaços de discussão e formação sobre o assunto, apontando para possibilidades de intervenção da Psicologia.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Lisiane Machado de Oliveira-Menegotto, Universidade Feevale

Psicóloga clínica e escolar, mestre e doutora em Psicologia do Desenvolvimento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, docente do curso de Psicologia e pesquisadora da Feevale - Novo Hamburgo/RS.

Fernanda de Oliveira Martini, Universidade Feevale

Psicóloga formada pela Feevale e voluntária no Programa de Aperfeiçoamento Científico da Feevale.

Laura Kolberg Lipp, Universidade Feevale

Psicóloga formada pela Feevale. Foi bolsista de iniciação científica da FAPERGS.

##submission.downloads##

Publiée

2010-05-01

Numéro

Rubrique

Artigos