Ação e aprendizagem: o teatro como facilitador da socialização na escola

Autores

  • Mickael Menegheti Universidade de Franca
  • Cléria Maria Bueno Universidade de Franca

Palavras-chave:

Zona Proximal, alfabetização, encenação, desenvolvimento cognitivo

Resumo

O presente artigo é um relato de experiência obtida a partir de um trabalho voluntário realizado com crianças de três à sete anos de idade, com oficinas de teatro. Estas atividades tinham, inicialmente, o intuito de socialização destas. Durante as oficinas de teatro, as crianças eram convidadas a participarem de jogos, de dramatizações, leituras compartilhadas e atividades musicais. Os professores notaram melhora no comportamento e na concentração, o que trouxe melhoras para a aprendizagem, sobretudo para a leitura. Baseando esta experiência na teoria de Vygotski, entendemos que o teatro pode agir como facilitador para a leitura, se intermediado pela figura do adulto que funciona como ‘andaime’, amparando-as até que as crianças sejam capazes de executar as ações sozinhas, e com eficiência.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mickael Menegheti, Universidade de Franca

Aluno do 5 ano de Psicologia da Universidade de Franca. Orientando de Iniciação Científica.

Cléria Maria Bueno, Universidade de Franca

Orientadora. Psicóloga. Doutora em S.Social pela Unesp/Franca. Pós doutorado pelo Instituto Universitário de Estudos da Mulher em Valência, Espanha.

Docente do Programa de Mestrado em Promocao de Saúde da Universidade de Franca.

Docente do curso e Psicologia da Universidade de Franca.

Coordenadora do NUPIGEN - Núcleo de Pesquisa interdisciplinar em gênero.

Downloads

Publicado

2010-05-01

Como Citar

MENEGHETI, M.; BUENO, C. M. Ação e aprendizagem: o teatro como facilitador da socialização na escola. Fractal: Revista de Psicologia, v. 22, n. 1, p. 187-204, 1 maio 2010.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisas