Ação e aprendizagem: o teatro como facilitador da socialização na escola

Autores

  • Mickael Menegheti Universidade de Franca
  • Cléria Maria Bueno Universidade de Franca

Palavras-chave:

Zona Proximal, alfabetização, encenação, desenvolvimento cognitivo

Resumo

O presente artigo é um relato de experiência obtida a partir de um trabalho voluntário realizado com crianças de três à sete anos de idade, com oficinas de teatro. Estas atividades tinham, inicialmente, o intuito de socialização destas. Durante as oficinas de teatro, as crianças eram convidadas a participarem de jogos, de dramatizações, leituras compartilhadas e atividades musicais. Os professores notaram melhora no comportamento e na concentração, o que trouxe melhoras para a aprendizagem, sobretudo para a leitura. Baseando esta experiência na teoria de Vygotski, entendemos que o teatro pode agir como facilitador para a leitura, se intermediado pela figura do adulto que funciona como ‘andaime’, amparando-as até que as crianças sejam capazes de executar as ações sozinhas, e com eficiência.

 

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Biografias do Autor

  • Mickael Menegheti, Universidade de Franca
    Aluno do 5 ano de Psicologia da Universidade de Franca. Orientando de Iniciação Científica.
  • Cléria Maria Bueno, Universidade de Franca

    Orientadora. Psicóloga. Doutora em S.Social pela Unesp/Franca. Pós doutorado pelo Instituto Universitário de Estudos da Mulher em Valência, Espanha.

    Docente do Programa de Mestrado em Promocao de Saúde da Universidade de Franca.

    Docente do curso e Psicologia da Universidade de Franca.

    Coordenadora do NUPIGEN - Núcleo de Pesquisa interdisciplinar em gênero.

Publicado

2010-05-01

Edição

Secção

Relatos de Pesquisas

Como Citar

Ação e aprendizagem: o teatro como facilitador da socialização na escola. Fractal: Revista de Psicologia, Rio de Janeiro, Brasil, v. 22, n. 1, p. 187–204, 2010. Disponível em: https://periodicos.uff.br/fractal/article/view/4788. Acesso em: 9 ago. 2025.