Peculiaridades entre Conselho Tutelar e crianças encaminhadas pela escola

Autores

  • Priscila Valverde Fernandes UFES
  • Elizabeth Maria Andrade Aragão UFES

Palavras-chave:

Conselho Tutelar, criança, família, escola

Resumo

Este artigo se propõe a considerar as peculiaridades da relação entre o Conselho Tutelar e as crianças que foram encaminhadas a este órgão pela escola no município de Cariacica-ES. A partir do método qualitativo, priorizou-se o estudo com conselheiras tutelares tentando apreender, por meio de suas experiências, como descrevem o atendimento dado às crianças que lhes são encaminhadas. O referencial teórico que sustentou o trabalho aproximou-se de autores que compartilham, juntamente com Foucault, da ideia de uma história que pode ser abordada numa perspectiva genealógica permitindo-nos a visibilidade dos mais variados saberes existentes em um determinado espaço e momento social. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro conselheiras. Na análise, pode-se constatar processos de psicologização, a presença da formulação de um discurso competente baseado no intimismo e no familiarismo e a formação de um campo de forças entre escola e conselho, no qual a criança tem, em geral, seu comportamento tido como inaceitável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Valverde Fernandes, UFES

Psicóloga, Mestre em Psicologia Institucional pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Elizabeth Maria Andrade Aragão, UFES

Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional.

Downloads

Publicado

2011-04-30

Como Citar

FERNANDES, P. V.; ARAGÃO, E. M. A. Peculiaridades entre Conselho Tutelar e crianças encaminhadas pela escola. Fractal: Revista de Psicologia, v. 23, n. 1, p. 219-232, 30 abr. 2011.

Edição

Seção

Temáticas Diversas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)