Peculiaridades entre Conselho Tutelar e crianças encaminhadas pela escola

Autori

  • Priscila Valverde Fernandes UFES
  • Elizabeth Maria Andrade Aragão UFES

Parole chiave:

Conselho Tutelar, criança, família, escola

Abstract

Este artigo se propõe a considerar as peculiaridades da relação entre o Conselho Tutelar e as crianças que foram encaminhadas a este órgão pela escola no município de Cariacica-ES. A partir do método qualitativo, priorizou-se o estudo com conselheiras tutelares tentando apreender, por meio de suas experiências, como descrevem o atendimento dado às crianças que lhes são encaminhadas. O referencial teórico que sustentou o trabalho aproximou-se de autores que compartilham, juntamente com Foucault, da ideia de uma história que pode ser abordada numa perspectiva genealógica permitindo-nos a visibilidade dos mais variados saberes existentes em um determinado espaço e momento social. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro conselheiras. Na análise, pode-se constatar processos de psicologização, a presença da formulação de um discurso competente baseado no intimismo e no familiarismo e a formação de um campo de forças entre escola e conselho, no qual a criança tem, em geral, seu comportamento tido como inaceitável.

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Biografie autore

  • Priscila Valverde Fernandes, UFES

    Psicóloga, Mestre em Psicologia Institucional pela Universidade Federal do Espírito Santo.

  • Elizabeth Maria Andrade Aragão, UFES

    Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional.

Pubblicato

2011-04-30

Fascicolo

Sezione

Temáticas Diversas

Come citare

Peculiaridades entre Conselho Tutelar e crianças encaminhadas pela escola. Fractal: Revista de Psicologia, Rio de Janeiro, Brasil, v. 23, n. 1, p. 219–232, 2011. Disponível em: https://periodicos.uff.br/fractal/article/view/4825. Acesso em: 20 dec. 2025.