O Exercício Ético na Constituição do Sujeito Político como Cidadão

Autores

  • Lidiane Leite Universidade Federal do Espírito Santo
  • Elizabeth Maria Andrade Aragão Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Sujeito político, Ética, Cidadania.

Resumo

Este artigo discute a construção do sujeito ético-político a partir das experiências relacionais do “cuidado de si” engendradas nos espaços de um fórum popular da cidade de Vitória - ES. Recorre, principalmente, ao pensamento de Michel Foucault, acerca do poder e da ética, como ferramentas teóricas de modo a problematizar a ideia de sujeito político atrelada, basicamente, à ideia de sujeito de direito. Para isso, propõe pensar a experiência política situada na trama articulada entre o poder e a resistência, tomada nos termos éticos do cuidado de si. Este estudo pretendeu ressaltar o componente ético de constituição do sujeito político como cidadão e a possibilidade de limitação de relações de dominação e sujeição por meio de um exercício ético do cuidado e cultivo da liberdade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lidiane Leite, Universidade Federal do Espírito Santo

Psicóloga, Mestre em Psicologia Institucional pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Elizabeth Maria Andrade Aragão, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional.

Downloads

Publicado

2011-01-03

Como Citar

LEITE, L.; ANDRADE ARAGÃO, E. M. O Exercício Ético na Constituição do Sujeito Político como Cidadão. Fractal: Revista de Psicologia, v. 22, n. 3, p. 543-556, 3 jan. 2011.

Edição

Seção

Artigos